Illien: Saga dos difusores na Formula 1 foi política, e não técnica

segunda-feira, 18 de julho de 2011 às 12:19
difusor-soprado-rb7-615
A saga do difusores soprados foi uma discussão política, e não técnica. Essa é a opinião de Mario Illien, ex-projetista dos motores de Fórmula 1 da Mercedes, que admitiu ter acompanhado de fora a polêmica de Silverstone.
Durante o fim de semana do GP da Inglaterra, as equipes contestaram o banimento da FIA, argumentando que limitar demais o sopro dos gases de escape nas desacelerações poderia danificar os motores.
“Isso não é um problema. É um argumento, mas realmente não é um problema”, declarou Illien ao Ennstal-classic.at. “Foram alegações políticas”.
Ele também minimizou os temores de que, com a Fórmula 1 agora tendo abortado seus planos para os motores de quatro cilindros, os V6 turbos de 2014 também não terão um som tão bom quanto os V8 atuais. “Creio que não é um problema. O som de um V6 turbo é bom”.
Illien também se recusou a descartar a possibilidade de seguir os passos da PURE de Craig Pollock no desenvolvimento de um motor V6 para a Fórmula 1. “Não posso dizer ainda. Se uma montadora quiser um motor nosso, eu definitivamente estaria interessado em um projeto de longo prazo”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.