Hyundai Veloster vence Car Awards 2012 como Carro Design

sábado, 19 de novembro de 2011 às 13:04

HyundaiVelosterO Hyundai Veloster conquistou o título de “Carro com Melhor Design” na premiação Car Awards 2012, promovida pela revista especializada Car Magazine. O veículo registrou o melhor percentual de votos entre todas as categorias, obtendo 46% do total de 79.822 votos dos internautas. O Veloster ficou à frente dos concorrentes Ford New Fiesta, Audi A7 Sportback, Chevrolet Camaro e BMW Série 7.

A votação, realizada pelo hotsite do prêmio no período de 30 de setembro a 10 de outubro, foi dividida em 11 categorias com o intuito de obter maior precisão no resultado final. Além disso, visando a credibilidade, foram aplicados filtros que eliminaram automaticamente qualquer voto em duplicidade.

A importância da premiação se dá pelo fato dos próprios consumidores terem a liberdade de votar em qualquer uma das categorias. Dessa forma, o objetivo é favorecer a opinião do consumidor final.

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site oficial da revista: http://carmagazine.uol.com.br/.

Design: inspiração em motocicletas

Com um conceito de parecer que foi esculpido a raios de luz, o desenho exclusivo do Veloster foi inspirado em uma motocicleta esportiva de alto desempenho. Os traços do carro são dinâmicos e audaciosos, com molduras de aparência forte e polidas. O cupê tem sua coluna A na cor preta o que a destaca do vidro e transmite a aparência de um visor de capacete de motocicleta.

Olhando de frente para o veículo, a grade hexagonal, característica marcante do design da Hyundai, expressa modernidade e realça a assinatura da marca. Toda a esportividade do modelo pode ser vista no desenho do capô que possui dois planos em cortes simétricos, além dos faróis de LEDs e neblina.

Na lateral, o Veloster apresenta as linhas típicas da “Escultura Fluída” que dão a impressão de que o carro está sempre em movimento, arcos das rodas com aspecto robusto, maçanetas da cor da carroceria e espelhos, bem como faróis e lanternas traseiras transpassados. O modelo vem com rodas de liga de 17-polegadas e oferece ainda a opção de rodas de 18 polegadas.

A dobradiça do capô está ligada à porta da frente, um detalhe que permite à carroceria do carro fluir em uma única linha. O dinâmico desenho da parte traseira do Veloster conta com lanternas desenhadas de forma única em formato de asas, escapamento esportivo com saída dupla centralizado e  posicionado dentro do parachoque e difusor traseiro inferior na cor preta. Uma elegante escotilha de vidro, spoiler e limpadores de parabrisas completam o visual que une estilo e tecnologia.

O teto solar panorâmico se encaixa perfeitamente no estilo de vida dos consumidores do Veloster, proporcionando entrada para muita luz e ar. Os retrovisores são aquecidos eletronicamente, permitindo o rápido desembarcar.

Interior envolvente

Na parte interna, o console central e os controles fazem lembrar um tanque de combustível de uma moto. A ventilação de ar é inspirada em tubos de escape de motocicleta, enquanto o console se assemelha ao assento de uma moto. O botão de partida (start/stop) foi desenhado para se parecer com o olho de um gato.

Tonalidades metálicas estão presentes por todo o interior. Pedais de material em liga de alumínio, volante revestido de couro com controles e piloto automático, marcadores incluindo computador de bordo também estão disponíveis.

O interior do Veloster contém elementos desenhados para atender às demandas do público jovem. Estão presentes itens de conforto como porta-copos, porta-trecos, ar-condicionado digital e espelho com iluminação no quebra-sol do passageiro. Cintos de segurança com regulagem de altura, bancos com apoio lombar e aquecedores que podem ser ajustados com apenas um toque no botão, encostos de cabeça ativos e ar condicionado digital completam o pacote.

A terceira porta

O Veloster combina o estilo de um cupê e a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo incorporando uma porta lateral de passageiros adicional. No passado, alguns cupês usaram pequenas portas de acesso com dobradiças posteriores. Esses cupês sempre apresentaram uma dificuldade, pois a porta do motorista tinha de ser aberta antes da porta traseira, o que era inconveniente tanto para o motorista como para o passageiro, tornando as manobras em situações de estacionamento apertado extremamente difíceis.

A nova decisão da Hyundai implanta uma porta com dobradiça convencional do lado do passageiro do Veloster, fornecendo segurança e pronto acesso aos assentos traseiros espaçosos. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro fica escondida para manter o desenho do cupê.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.