Hulkenberg pede mudança de abordagem dos comissários

quinta-feira, 12 de setembro de 2024 às 9:46

Pierre Gasly e Kevin Magnussen

Nico Hulkenberg pediu para os comissários da Fórmula 1 repensarem as punições depois que seu companheiro de equipe Kevin Magnussen foi suspenso do GP do Azerbaijão.

Por um incidente com Pierre Gasly em Monza, Magnussen tomou dois pontos e 10 segundos, o que gerou uma suspensão de corrida após atingir 12 pontos de penalização em um período de 12 meses.

Ele é o primeiro piloto de F1 banido pelo sistema desde que ele foi introduzido em 2014 e será substituído por Oliver Bearman em Baku.

O próprio Gasly estava disposto a defender Magnussen com os comissários, e Hulkenberg sente que a abordagem rígida em relação ao incidente precisa ser reconsiderada.

“Não vi dois pontos de punição naquilo e 10 segundos é severo demais na minha opinião. A maioria dos pilotos pensa da mesma forma”, disse Hulkenberg à mídia.

“Tive um caso com Fernando (Alonso) na corrida curta da Áustria onde tentei fazer uma manobra na curva 3, travei, perdi o traçado e ele precisou sair da pista, mas assim são as corridas”.

“Para ultrapassar, temos de sair da nossa zona de conforto e correr alguns riscos, então esse tipo de coisa acontece às vezes”.

“No meu caso com Fernando e também com Pierre, ambos os pilotos disseram: ‘Não é nada’. Parece que sempre que há um pequeno toque, os comissários querem se envolver, querem uma consequência”.

“Os pilotos acham que isso não é realmente necessário para todos os toques, então talvez as diretrizes de punição precisem ser revistas e alteradas porque precisamos poder lutar, caso contrário fica difícil”.

“Será chato e monótono, pois não poderemos mais batalhar, seremos penalizados o tempo todo, mas tenho certeza que isso surgirá na reunião de pilotos e haverá conversas com Niels (Wittich, diretor de prova)”.

Hulkenberg não chegou a pedir a eliminação total do sistema de pontos de punição, acreditando que ele fornece uma rede de segurança contra situações “extremas”.

“É para casos extremos, e se os pilotos fizerem algo tolo ou perigoso, é bom nos manter sob controle e sabemos que haverá uma consequência, portanto acho que isso deve permanecer em vigor”, acrescentou ele.

“Monza é o mais recente, está fresco na nossa memória, mas (os pontos de Magnussen) não começaram do zero este ano”.

“É um acúmulo de coisas, mas é bom tê-lo em vigor para casos extremos. Porém, com todos esses pequenos incidentes de corrida, é complicado e uma linha tênue”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.