Horner: “Seis equipes poderão quebrar o teto orçamentário deste ano”

sábado, 5 de novembro de 2022 às 9:40

Christian Horner

O chefe da Red Bull, Christian Horner, alertou que seis equipes de F1 correm o risco de quebrar o teto orçamentário para este ano. Os recém-coroados campeões de construtores se tornaram os primeiros a violar os regulamentos financeiros que entraram em vigor na temporada passada.

Isso resultou na recente imposição de uma multa de 7 milhões de dólares e uma redução de 10% em seu programa de túnel de vento e CFD nos próximos 12 meses, o que deve impactar o desenvolvimento do carro do próximo ano.

Horner acredita que a administração de limite de custos da FIA “estabeleceu um precedente para 2022” com sua punição, que pode ter grandes ramificações se suas alegações forem comprovadas corretas em relação ao número potencial de equipes culpadas para este ano.

“O perigo para 2022 é que pode haver seis equipes quebrando o limite”, disse Horner. “Os preços da energia têm sido exponenciais. Felizmente, ficamos protegidos disto. Existe essa chance de que várias equipes, muitas das quais reclamaram durante as reuniões da Comissão de Fórmula 1, quebrarão o limite este ano”, afirmou.

“Não acredito que vamos quebrar o limite em 2022. Mas essas penalidades abriram um precedente para o futuro. Então, se você conseguir 10% (de punição) por uma violação de 0,37% (como foi a da Red Bull por 2021), quanto valerá uma violação de 5%?”, questionou o chefe da Red Bull.

A alegação de 0,37% de Horner refere-se à observação de que, se a Red Bull tivesse apresentado corretamente a documentação fiscal, só teria violado o limite em 432.652 libras esterlinas, ou 0,37%.

“A FIA estabeleceu um precedente conosco para o que equivale a um gasto excessivo de 0,37%”, acrescentou Horner. “Então, a FIA assumiu uma postura firme e agressiva para demonstrar que vai levar qualquer violação severamente”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.