Horner relembra a despedida da Honda: “Uma decisão cara”

sexta-feira, 26 de maio de 2023 às 16:10

Christian Horner

A Red Bull/Honda foi e ainda é uma combinação muito forte. Ainda assim, em 2,5 anos, a parceria, que já rendeu dois títulos mundiais de pilotos (com Max Verstappen) e um de construtores, chegará a um fim definitivo. Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, acha que dizer adeus à Honda é especialmente bom para sua organização.

Na semana passada, a Honda anunciou que estará fazendo parceria com a Aston Martin a partir de 2026. A partir dessa mesma temporada, a Red Bull terá acesso aos Red Bull Powertrains autoproduzidos, que serão fabricados em conjunto com a Ford.

“Foi uma decisão cara”, disse Horner sobre isso em uma coletiva de imprensa em Mônaco. Mas ele acrescentou que sua equipe superou o status de equipe cliente atualmente.

Embora a Red Bull Racing fosse a equipe principal da Honda, tivesse uma relação como se fosse uma equipe de fábrica, ainda é assim que Horner vê a parceria. “O cliente é quando você paga por algo, nada na vida é de graça. Pagamos por um motor e recebemos um serviço”, explicou.

“O relacionamento com a Honda tem sido fenomenal. E temos sido tratados como parceiros e também como clientes. Tendo experimentado diferentes relacionamentos com diferentes fabricantes de motores para termos a capacidade de especificar certos parâmetros dentro do motor, ficando totalmente integrado com a equipe de chassis, isso é algo completamente novo para nós. Novo nível para a temporada de 2026”, prosseguiu.

Horner diz que a mudança da Red Bull é algo pelo que ele está ansioso: “É emocionante assumir um novo desafio, uma empresa iniciante assumindo algumas marcas icônicas da Fórmula 1 como fabricante de unidades de potência. É um desafio enorme, mas que, você sabe, estamos saboreando”, comentou.

Há uma série de fatores incertos. O principal: a Red Bull tem o conhecimento e os recursos certos para construir um motor competitivo, para disputar vitórias e campeonatos mundiais mesmo na era pós-Honda?

“Acho que para nós, a longo prazo, as vantagens são significativas”, continuou Horner. “E não teríamos dado esse salto se não fosse pela retirada da Honda. Portanto, em muitos aspectos, deveríamos ser gratos à Honda por nos dar esse impulso para criar nossa própria fábrica de motores e os empregos que ela criou e forneceu”.

Além disso, a saída da Honda significou que a Red Bull poderia receber um nome famoso de volta à Fórmula 1. A Ford fará parceria com a equipe de Verstappen.

“Claro, a parceria que temos com a Ford é particularmente empolgante para o futuro, há o compromisso, obviamente, da Red Bull e dos acionistas com o projeto. Então, teríamos tomado a mesma decisão sabendo qual é a decisão da Honda hoje (de ficar na F1)? Absolutamente não… Mas nós conseguimos e estamos comprometidos com isso. E quanto mais nos envolvemos, mais benefícios vemos para o grupo (Red Bull)”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

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