Horner prevê problema “colossal” com o novo limite de peso
quarta-feira, 14 de maio de 2025 às 9:02
Carro de Fórmula 1 2026
Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que o novo limite de peso da Fórmula 1 para 2026 custará caro para as equipes.
A partir da próxima temporada, os carros deverão pesar 724 kg mais a massa dos pneus, uma redução em relação aos 800 kg das máquinas atuais – uma perda total de 76 kg.
O peso aumentou consideravelmente nos últimos anos, principalmente devido a inovações de segurança como o halo e as complexas unidades de potência turbo híbridas.
Todos os monopostos devem estar no limite de peso ou acima dele, o que significa que um carro teoricamente poderia pesar 734 kg e ainda ser legal, porém tal equipe teria uma desvantagem de 10 kg.
Refletindo sobre a redução de peso, Horner soou o alarme.
“Um número foi tirado do nada para o peso do carro”, disse ele à mídia. “Temos motores significativamente mais pesados e um peso de carro que diminuiu, então será um enorme desafio para cada equipe atingir esse objetivo”.
“Reduzir o peso custa uma quantia colossal de dinheiro. Houve uma discussão sobre introduzir pranchas de aço, mas talvez isso adicionasse 5 quilos ao peso mínimo”.
“Porém, é igual para todos. Haverá escolhas que as equipes farão para atingir o peso porque isso é tempo de volta. Cada 10 quilos equivalem a cerca de 0.35s, mas será muito desafiador para todos chegar ao peso mínimo”.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, foi questionado sobre suas opiniões e concordou com Horner.
“Como Christian disse, as equipes fazem escolhas. Quanto tempo de volta você atribui ao peso e ao lastro? Onde quer economizar? Você pode comprometer outros aspectos da performance se quiser reduzir seu peso, ou o contrário. É desafiador”.
“A razão pela qual estamos fazendo isso é para tornar os carros mais ágeis. Isso era algo importante? Acho que sim. Precisamos começar de algum lugar. Esse primeiro passo é difícil, mas é igual para todos”.
Christian Horner, f1, formula 1, limite de peso, noticias f1, temporada 2026, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.