Horner não descarta outra violação do teto orçamentário

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023 às 9:34

Christian Horner

Christian Horner admite que não há garantia de que a Red Bull não violará o teto orçamentário da Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo.

Após ser considerada culpada de um gasto excessivo “leve” no ano passado, a atual campeã mundial tomou uma multa de $7 milhões e 10% de redução no tempo de desenvolvimento do carro.

Dan Fallows, ex-chefe aerodinâmico da Red Bull e agora diretor técnico da Aston Martin, duvida que as punições irão afetar demais a equipe das bebidas energéticas.

“Eles terminaram o ano passado muito fortes”, declarou ele à publicação holandesa Formule 1. “Há algumas mudanças de regras neste ano, mas não são grandes. Portanto, obviamente eles estão em uma ótima situação”.

“Limitar as horas no túnel de vento definitivamente prejudica e eles vão sentir isso até certo ponto, mas têm bastante experiência com estas regras, então eu estou confiante de que irão minimizar as consequências da punição”.

Stefano Domenicali, CEO da F1, admitiu nesta semana que se sentiu desconfortável com a demora da FIA para divulgar o gasto excessivo da Red Bull no ano passado em meio às especulações.

Agora, Horner admite que a possibilidade de sua equipe desrespeitar mais uma vez as complexas regras do teto orçamentário não pode ser descartada.

“Você nunca pode ter 100% de certeza, principalmente depois de todos os aspectos que nos fizeram passar do limite em 2021”, disse ele à Auto Motor und Sport.

“Mas não se esqueça que foi o primeiro ano de uma série de regras muito complicadas, portanto nós estamos confiantes de que deveremos ficar confortavelmente dentro do limite”.

Como Fallows, ele não espera que as penalizações prejudiquem demais a Red Bull em 2023.

“Em 2022, a quantidade de desenvolvimento e principalmente os danos de acidentes que nós tivemos foram significativamente menores”, afirmou Horner.

“Até você receber o certificado, nada é 100%, mas eu ficaria bem surpreso se não ficássemos completamente dentro do limite”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.