Horner: Max Verstappen abalou Lewis Hamilton no ano passado

quarta-feira, 21 de setembro de 2022 às 12:52

Verstappen x Hamilton 2021

O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou no Podcast Beyond The Grid da F1, que Max Verstappen teve uma vantagem psicológica em sua batalha pelo título com Lewis Hamilton na última temporada, depois de deixar o heptacampeão da Mercedes “abalado”.

Verstappen e Hamilton disputaram uma das lutas de título mais memoráveis da história da F1, colidindo na pista em várias ocasiões e mirando um no outro quando estavam fora do carro.

Uma das batalhas mais controversas ocorreu em Silverstone no GP da Inglaterra, quando eles se tocaram na Copse a cerca de 260 km / h e Verstappen atingiu a barreira de pneus a num acidente de 51G.

O inglês foi punido de 10 segundos, mas isso pouco fez para impedir Horner de desabafar sua raiva mais pela conduta de Hamilton após a corrida do que pelo acidente propriamente dito. Horner acusou Hamilton e Mercedes de não se importarem muito com o fato de Verstappen ter sido levado ao hospital para exames posteriores e comemoraram bastante a vitória. O chefe da Red Bull considerou isso uma falta de respeito.

Verstappen acabou vencendo em circunstâncias obscuras na última corrida da temporada no GP de Abu Dhabi, passando Hamilton na última volta da relargada depois do safety car, fato que levou à demissão do então diretor de prova da FIA, Michael Mais, por descumprimento do regulamento esportivo da Fórmula 1.

Mas o chefe da Red Bull, Horner, sentiu que seu piloto tinha a vantagem de ser capaz de “abalar” Hamilton com seu ritmo impressionante.

Quando perguntado se os pilotos entraram na cabeça um do outro, ele respondeu: “Acho que provavelmente mais na cabeça de Lewis, porque ele é sete vezes campeão mundial… ele tinha tudo a perder. Max era o garoto que estava assumindo os riscos, que estava jogando tudo e não tinha nada a perder.”

“Algumas de suas ultrapassagens no ano passado foram impressionantes e você sentiu que isso começou a abalar Lewis. Você definitivamente viu quando Lewis se classificou na pole em Silverstone e Max venceu a corrida curta no sábado. Hamilton ficou um pouco abalado após a corrida curta.”

“Se Max tivesse ultrapassado na Copse, não acho que Hamilton o teria visto novamente depois disso. Então havia um ar de desespero crescendo também.”

Foi notado por fãs e especialistas que Verstappen, que pode conquistar seu segundo título de pilotos de F1 se acontecer uma combinação de resultados no GP de Cingapura, tem sido muito menos agressivo em suas disputas contra Charles Leclerc.

O monegasco tem sido o rival mais próximo de Verstappen nesta temporada, apesar de estar 116 pontos atrás, já que os dois são amigos longe do esporte, e a maneira como Verstappen se comportou nas corridas contra ele aponta para um maior senso de respeito entre os dois do que ele compartilhava com Hamilton.

Mas, além de ter um carro mais rápido e confiável que Leclerc na grande maioria das pistas, Horner descartou a ideia de que Verstappen não tenha respeito por Hamilton, explicando que o holandês sentiu que era capaz de tirar a coroa do heptacampeão no ano passado

“Sempre houve respeito, você não pode não respeitar tudo o que Lewis fez e alcançou, porque é bastante notável e talvez nunca seja superado”, disse ele.

“Mas todo mundo é vencível em algum momento e Max tinha respeito por ele, mas ele não o admirava.”

“Ele não tinha medo dele, ele adorava enfrenta-lo e ter a oportunidade de lutar roda a roda com ele.”

“Ele acreditava que poderia vencê-lo, e foi essa crença interior e autoconfiança que vimos em tantas ocasiões”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.