Horner: Marko queria demitir Ricciardo após Barcelona
quarta-feira, 2 de outubro de 2024 às 9:19Christian Horner revelou que Helmut Marko, consultor da Red Bull, queria demitir Daniel Ricciardo após o GP da Espanha em junho.
Após o recente GP de Singapura, foi anunciado pela RB que Liam Lawson assumirá o lugar de Ricciardo nas seis corridas restantes da temporada.
Horner explicou que a decisão foi motivada pela “falta de consistência” do australiano, mas poderia ter acontecido muito antes caso ele não tivesse a palavra final sobre Marko.
“Ele começou a temporada de forma irregular e depois Miami foi um fim de semana de duas metades”, disse o chefe da Red Bull no podcast F1 Nation.
“A sexta-feira e a manhã de sábado foram fantásticas, parecia o Daniel de antigamente, defendendo-se das Ferraris e extraindo tudo do carro”.
“Mas então a tarde de sábado e o domingo foram desastrosos. E mesmo em Barcelona, Helmut o queria fora do carro, ele já estava sob forte pressão lá”.
“Porém, quando chegamos a Montreal, o velho e querido Jacques Villeneuve o irritou bastante, dando-lhe uma bronca”.
“Isso definitivamente o motivou, porque a maneira como ele pilotou o carro naquele fim de semana, ele o agarrou pelo pescoço e fez uma corrida muito forte”.
O objetivo de Ricciardo era voltar a correr pela Red Bull, embora sua performance nunca tenha sido boa o suficiente para substituir Sergio Perez.
Apesar de Perez também estar enfrentando dificuldades na maior parte da temporada, Ricciardo não conseguiu mostrar o suficiente para justificar uma troca.
“Fiz o meu melhor para lhe dar o máximo de tempo possível no carro para que pudesse entregar resultados, caso contrário ele teria ficado fora depois de Barcelona”, revelou Horner.
“Acho que todos os pilotos estão sob pressão, mas o motivo pelo qual Daniel estava naquele carro era para se colocar em uma posição de finalmente estar lá para juntar os cacos se Checo não entregasse”.
“E o problema foi que ambos tiveram dificuldades em momentos variados. Checo começou a temporada muito forte e Daniel estava lutando”.
“Então, quando Checo perdeu a forma, Daniel se recuperou um pouco, mas nunca foi convincente o suficiente para dizer ‘ok, deveríamos trocar os dois pilotos'”.
Christian Horner, daniel ricciardo, f1, formula 1, helmut marko, noticias f1, RB
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.