Horner impressionado com volta “insana” de Verstappen

sábado, 11 de dezembro de 2021 às 12:52

Christian Horner

Christian Horner disse que a volta da pole position de Max Verstappen na classificação para o GP de Abu Dhabi foi “insana” depois que o holandês bateu seu rival Lewis Hamilton por quase quatro décimos.

Verstappen conquistou a pole com sua primeira volta voadora na Q3, tirando o pé na segunda tentativa ao perceber que o primeiro lugar já estava garantido quando Hamilton não conseguiu batê-lo na última volta.

Considerando que a Red Bull parecia estar em desvantagem antes da classificação, já que Hamilton havia liderado o último treino livre, Horner não poupou elogios a Verstappen.

“Foi uma das melhores voltas de Max no ano”, comentou Horner à Sky Sports F1. “Mesmo na volta seguinte, quando nós lhe dissemos para tirar o pé, ele igualou aquele tempo e o vácuo provavelmente rendeu um ou dois décimos, não meio segundo. Seu último setor, quando você olha o nível de downforce que ele tem, é absolutamente insano”.

Referindo-se ao vácuo que Sergio Perez havia dado ao seu companheiro de equipe na crucial volta rápida na Q3, Horner disse que o mexicano fez bem o seu papel, mas Verstappen teria conseguido a pole de qualquer maneira.

“Max deu tudo, ele está pilotando com seu coração, jogou tudo nesta sessão. Checo tem sido um companheiro de equipe obediente, ele sacrificou uma volta para dar aquela performance ao seu companheiro e creio que você não pode pedir mais que isso. Agora, temos de tentar converter o resultado amanhã”.

A Red Bull vem tirando downforce gradualmente ao longo do fim de semana, e Horner revelou que a velocidade nas retas sempre foi uma prioridade em sua mente antes da classificação.

“Nós discutimos o vácuo nesta manhã. Nós reduzimos o downforce, era a única maneira de igualar a Mercedes nas retas. Eu devo admitir que, após a Q1, pensei que não poderíamos fazer aqueles tempos que Lewis estava conseguindo”.

“Então, a Q2 nos favoreceu mais. Tivemos uma travada com o médio, o que não foi ideal e nos forçou a colocar o macio, e depois ambas as tentativas na Q3 foram excepcionais. Todo o crédito para ele porque Lewis é extremamente forte aqui, é um de seus melhores circuitos. Foi uma volta fantástica”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.