Horner fala sobre o ‘dispositivo’ da Mercedes para abaixar a traseira do W12

sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 20:16

Christian Horner

Christian Horner está convencido de que a Mercedes está usando um “dispositivo” especial que aumentou sua velocidade em linha reta.

A Mercedes estabeleceu uma vantagem de ritmo sobre a Red Bull nas últimas corridas que aumentou suas esperanças de manter os dois títulos da Fórmula 1.

O chefe da equipe Red Bull, Horner, não acha que seja puramente alguma coisa no motor, em vez disso, cita o “dispositivo” que ele suspeita que abaixa a traseira do W12 nas retas.

“Acho que a Mercedes está obviamente otimizando um dispositivo de linha reta que eles são capazes de fazer nesse tipo de circuito”, disse Horner à Sky F1 em Austin, referindo-se à corrida anterior em Istanbul Park.

“Se você olhar para a traseira do carro deles, você vê como ela abaixa. Acho que na Turquia isso jogou muito a favor de seus pontos fortes.”

Horner acrescentou: “Sua velocidade em linha reta deu um passo significativo recentemente e eu acho que antes conseguíamos emparelhar usando asas menores, mas agora não conseguimos chegar perto”.

Isso foi confirmado no TL1 no Circuito das Américas, onde Valtteri Bottas foi o mais rápido por 0,045s de Lewis Hamilton, com Verstappen a 1 segundo do finlandês. Charles Leclerc, quarto colocado, foi 1.460 segundos mais lento que Bottas.

Falando à Sky F1 novamente durante o TL2, Horner afirmou que a Red Bull não viu nada que sugerisse que a Mercedes está fazendo algo ilegal.

Horner está certo. A Mercedes descobriu uma calibragem de suspensão que abaixa o carro acima de certa velocidade e o editor-chefe do Autoracing vai explicar como isso funciona num vídeo que será publicado daqui a alguns minutos.

O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff, considerou as alegações iniciais de Horner apenas “ruído”.

“Acho que reconhecemos absolutamente que este é um esporte em que os competidores sempre tentarão descobrir se existe algum tipo de bala de prata”, disse Wolff. “Minha experiência é que não existe tal coisa, são todos os pequenos ganhos, ganhos marginais que foram adicionados e estão trazendo mais desempenho.”

“Estamos tentando realmente compreender melhor nosso carro e adicionar desempenho no tempo de volta sem ouvir muito o que os outros falam.”

Questionado sobre sua explicação para a forma dominante da Mercedes no GP da Turquia, vencido por Bottas, Wolff afirmou que sua equipe havia encontrado o “ponto ideal” para acertar seu carro.

“Acho que o que conseguimos entender é como atingir o ponto ideal do carro em termos de acerto”, explicou ele.

“Hoje, quando você olha para o tempo da volta, temos um ganho em linha reta e acho que encontramos o meio-termo certo entre arrasto e downforce.”

“E por outro lado, fomos muito rápidos nas curvas muito rápidas, o que é bom. E estamos igual à Red Bull nas curvas lentas. Portanto, no geral, o carro está muito melhor. ”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.