Horner: F1 está em uma “encruzilhada” em relação ao motor

quarta-feira, 9 de agosto de 2017 às 9:29
Unidade de potência da Renault

Unidade de potência da Renault

A entrada de várias montadoras na Fórmula E é uma chance para a Fórmula 1 voltar ao futuro com seu próximo motor, de acordo com Christian Horner, chefe da Red Bull.

As conversas em relação ao motor de 2021 já estão em andamento, e parece que a F1 vai simplificar os atuais V6 adicionando outro turbo e reduzindo os elementos híbridos.

No entanto, Horner declarou à Auto Motor und Sport: “Espero que não terminemos com um compromisso ruim. Todas as montadoras estão indo para a FE, que é o parque delas para futuras tecnologias. Porsche, Mercedes, Renault, Audi, Jaguar – já é mais do que a F1 teve algum dia”.

“O custo da FE representa 5 por cento de um orçamento da F1, então o que posso imaginar é que as montadoras em escala de massa vão para lá e as esportivas como Ferrari, Aston Martin e Lamborghini estão na F1. É o lugar delas”.

“Portanto, vejo a F1 em uma encruzilhada. Se você acreditar nos políticos, todos nós estaremos dirigindo carros elétricos em 2030, então a F1 deveria ser o contraponto – corridas puras, homem e máquina, uma competição dos melhores pilotos do mundo com motores a combustão”.

Horner disse que a escolha final pode ser feita por Ross Brawn, novo chefe esportivo da F1, que “precisa de coragem para tomar a decisão correta”.

Ele afirmou que a Red Bull vem fazendo “muita pesquisa de mercado” para o projeto do supercarro da Aston Martin, e descobriu que “a esmagadora maioria quer um V10 ou V12, e não um híbrido”.

“Eu também fiz minha própria pesquisa em um dos fóruns de fãs, e todos aplaudiram quando eu perguntei se deveríamos voltar aos V10. Duvido que vamos fazer isso. Teremos de nos contentar com o V6 biturbo. Mas o som é a chave. De todas as críticas contra os motores atuais, a coisa mais importante para os fãs é o som”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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