Horner diz que será difícil se defender da Mercedes em Abu Dhabi

terça-feira, 7 de dezembro de 2021 às 13:13

Christian Horner

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, alertou seu piloto Max Verstappen que é difícil de se defender que Lewis Hamilton na forma atual, dada a velocidade em linha reta de sua Mercedes.

Hamilton venceu as últimas três corridas desde que trocou de motor no GP do Brasil – apesar de ter usado um motor mais antigo no Catar – para empatar em pontos com Verstappen, antes da última corrida da temporada do neste final de semana em Abu Dhabi, pista que foi bastante modificada e ficou muito mais veloz.

O heptacampeão mundial foi quase 1 segundo mais rápido nos trechos de alta da pista de Jeddah no GP da Arábia Saudita. Além da UP “envenenada” através do mapeamento feito através do software, a Mercedes também tem uma suspensão traseira de dois estágios, que cede mais que as a das outras equipes pela pressão aerodinâmica a partir de velocidades acima dos 250 km / h gerando menos arrasto e ajudando o carro a ganhar mais velocidade final em retas.

Verstappen conseguiu passar à frente de Hamilton após uma relargada depois de uma das bandeiras vermelhas no domingo, mas a Mercedes encostava no holandês de 24 anos nas retas e era capaz de fazer uma pressão significativa.

“Sabe, você não pode se defender disso”, disse Horner ao podcast F1 Nation. “É a coisa mais frustrante para um piloto estar sentado com esse tipo de défice.”

“Isso é o que eu acho que tem sido realmente frustrante, nas últimas três ou quatro corridas, estivemos assistindo aquele desempenho dominante em linha reta, o qual você nada pode fazer”.

Verstappen foi obrigado a deixar Hamilton passar depois que ele o empurrou para fora da pista quando o inglês tentou ultrapassá-lo por fora nos estágios finais da corrida. Uma manobra parecida com o que aconteceu no GP do Brasil na curva do Lago.

Os rivais do título colidiram em um incidente dramático que levou Hamilton a acusar Verstappen de dirigir “além do limite”.

Verstappen ganhará seu primeiro título de F1 se vencer Hamilton em Abu Dhabi, ou se nenhum dos pilotos terminar a corrida, já que ele tem nove vitórias contra oito de Hamilton.

“Max é um lutador e se há um piloto que merece vencer este campeonato mundial é Max Verstappen, porque a Mercedes está com o carro melhor”, acrescentou Horner.

“Ele dirigiu de forma excepcional. Veja como Valtteri (Bottas) esteve perto de Lewis este ano. Max tem sido cabeça a cabeça e para mim ele é o piloto do ano.”

“Ele mereceria muito, sabe, ganhar este campeonato. A maneira como ele guiou este ano, a maneira como ele se conduziu, acho que foi excelente.”

Houve uma série de mudanças no circuito de Yas Marina enquanto a F1 se dirige a Abu Dhabi para a corrida final de uma temporada que tem sido a mais fascinante dos últimos tempos.

A pista foi encurtada e o número de curvas foi reduzido de 21 para 16 na tentativa de tornar o circuito mais rápido e permitir mais ultrapassagens.

“As mudanças na pista, que foram projetadas para fornecer mais oportunidades de ultrapassagem, aumentarão as velocidades e cargas em algumas curvas”, disse o projetista do circuito Jarno Zaffelli.

Será que a Mercedes conseguirá usar sua suspensão de dois estágios na pista reformulada em Abu Dhabi? No Catar não foi possível, dada a uma série de curvas acima dos 250 km / hora. Na Arábia Saudita os Prateados usaram, apesar do prejuízo em algumas curvas do setor 1 e 2.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.