Horner comenta suspeitas sobre o motor Mercedes
domingo, 10 de outubro de 2021 às 13:27Christian Horner expressou preocupação com a velocidade da Mercedes nas retas depois que a Red Bull foi superada na Turquia.
A equipe das bebidas energéticas garantiu um pódio duplo em Istambul, mas perdeu mais terreno para a Mercedes no campeonato de construtores após a vitória de Valtteri Bottas e a quinta posição de Lewis Hamilton.
Recentemente, a Red Bull levantou questões sobre a legalidade de uma parte da Mercedes que canaliza o ar ao redor de motor de uma certa maneira.
Entretanto, a FIA descartou a queixa da Red Bull contra sua rival, e Horner admitiu que eles precisam encontrar um modo de reduzir a desvantagem de velocidade.
“A Mercedes foi muito veloz neste fim de semana”, declarou Horner à Sky Sports F1. “Se você olhar a velocidade nas retas particularmente de Lewis hoje, ela estava 15/20 km/h mais alta na reta oposta. É fenomenal”.
“Portanto, nós precisamos encontrar um pouco de velocidade nas retas. Talvez eles estivessem usando uma configuração diferente de downforce, mas nós temos de encontrar alguma velocidade”.
“Há algumas pistas pela frente que provavelmente são boas para nós, mas sabemos que Austin é um território de Hamilton, então teremos de estar em nossa melhor forma”.
Depois desses comentários, Horner foi questionado se acredita que há algo estranho com a unidade de potência da Mercedes, principalmente tendo declarado antes da corrida: “A Mercedes está extremamente veloz nas retas para o downforce que está usando. Nós temos observado isso desde Silverstone. Há algo estranho aqui”.
Contudo, Horner evitou acusar novamente a Mercedes. “Bem, só para esclarecer, nós não protestamos”, disse ele. “Fizemos algumas perguntas, o que todas as equipes fazem. A propósito, não foi só a Red Bull, outras fabricantes também levantaram questões e elas continuam sendo levantadas”.
“É algo para a FIA analisar e policiar, mas a velocidade nas retas… Quando ela é maior do que com o DRS aberto, isso é bastante impressionante”.
Quando lhe perguntaram se ficou satisfeito com a resposta que recebeu da FIA, Horner afirmou: “Cabe à FIA continuar analisando essas coisas”.
“Nós estamos felizes com a performance que tivemos neste fim de semana. Estávamos fora de sincronia na sexta-feira, mas o trabalho da equipe de engenharia e com Sebastien Buemi no simulador naquela noite, nossa recuperação e o acerto que usamos no sábado funcionaram bem hoje”.
Christian Horner, legalidade, mercedes, motor, red bull, suspeitas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.