Horner apoia Verstappen: “Não entendi a primeira punição”

sexta-feira, 1 de novembro de 2024 às 15:15

Max Verstappen e Christian Horner

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, continua a defender Max Verstappen depois que seu estilo de pilotagem foi colocado em destaque após as duas punições no México. Ele não concorda com a primeira.

Verstappen recebeu duas punições de 10 segundos por suas ações no Grande Prêmio do México. A primeira foi por empurrar Norris para fora da pista quando ele não estava à frente no ápice. A segunda resultou de uma ultrapassagem de Verstappen, onde ele e Norris acabaram fora da pista.

Horner ainda acha difícil entender a primeira punição: “Eu entendo a segunda, mas ainda tenho dificuldade para entender a primeira. Principalmente quando vimos os dados depois, você podia ver Lando soltando o freio, ganhando velocidade extra, freando mais tarde do que ele fez em sua volta mais rápida”.

Perguntaram a Horner se isso aconteceu porque Norris alargou a trajetória. “Não. Então neste momento ele está ganhando muito mais velocidade, e eu realmente não acho que ele teria sido capaz de permanecer na pista naquele momento. E é claro que o outro carro simplesmente não consegue sair do caminho”, comentou.

“Acho que o problema que temos é com a forma como essas regras estão indo, é que sempre que você está do lado de fora, você vai correr mais risco. A curva pertence à linha interna. Entendi (a segunda punição), é justa, mas a anterior, acho que é muito, muito difícil porque vai mudar a maneira como esses caras correm”, prosseguiu.

Damon Hill tem sido uma das pessoas mais francas que expressou suas opiniões sobre a situação com Verstappen. O campeão mundial interrogou o holandês pelo seu comportamento, ao que Verstappen respondeu mais tarde.

Hill perguntou a Horner se é uma estratégia da Red Bull realizar esse tipo de ação e potencialmente escapar impune. Horner explicou que não é esse o caso: “Na verdade não. Acho que é mais o contrário. É o inverso disso, onde o carro está do lado de fora, é quase como ir para a regra do impedimento (no futebol).

“E eles estão tentando avançar ou mostrar que estão à frente. Então, solte o freio e apenas mantenha a velocidade. Agora, é claro, se você estiver do lado de fora, estará inerentemente correndo mais riscos, porque a inércia desses carros irá sempre levar você para a saída da curva”, explicou.

“Então é aqui que fica muito difícil permitir que um carro vá pelo lado de fora. É uma espécie de redefinição de todos os princípios de como essas crianças correm do kart em diante”, concluiu o chefe da Red Bull.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.