Honda “reza” para Tsunoda ser escolhido como substituto de Perez
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024 às 9:15
Yuki Tsunoda
Dois altos funcionários da Honda estão esperando que Yuki Tsunoda seja escolhido para substituir Sergio Perez na Red Bull em 2025.
A maioria dos analistas concorda que os chefes da Red Bull, Christian Horner e Helmut Marko, decidiram demitir Perez.
De acordo com vários relatos, atualmente estão em andamento negociações complicadas e caras para rescindir ou modificar o contrato de Perez para 2025.
Nico Rosberg, campeão mundial de 2016, disse em Abu Dhabi ter ouvido que os empresários do mexicano estão exigindo uma taxa de rescisão de $16 milhões.
Mas Kees ven de Grint, ex-engenheiro de Fórmula 1, acha que isso pode custar muito mais para a Red Bull.
“Acho que a quantia da rescisão é de 75 milhões de euros. Eles precisam rescindir dois anos do contrato dele”.
Se a Red Bull encontrar uma solução, o grande favorito para substituí-lo é Liam Lawson. Teoricamente, o muito mais experiente Tsunoda seria uma escolha mais lógica, mas acredita-se que a Red Bull tenha preocupações sobre sua personalidade.
Outro obstáculo são os laços estreitos de Tsunoda com a Honda, parceira de motores da Red Bull que irá para a Aston Martin a partir de 2026.
Contudo, após alguma pressão da empresa japonesa, Tsunoda ganhou um teste no carro de 2024 da Red Bull esta semana.
Marko confirmou que a Red Bull “vai esperar pelos resultados” antes de anunciar as duplas da equipe principal e da Racing Bulls para 2025.
“Conseguimos atender ao seu pedido para participar do teste”, confirmou Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation (HRC). “Ouvi dizer que ele ficou bastante satisfeito”.
Watanabe revelou ter conversado com Horner sobre o assunto em Abu Dhabi.
“No sábado, tive várias discussões com Christian Horner sobre os pilotos para a próxima temporada e além”, afirmou ele.
“Como sempre digo, a equipe tem o direito de decidir sobre o piloto, então nossa opinião é meramente para referência. Mas do lado da HRC, acreditamos que Tsunoda tem a capacidade de ser promovido para a Red Bull e deve ser um dos candidatos”.
“Tudo o que podíamos fazer era dar uma oportunidade para ele mostrar suas habilidades para o mundo, por isso que pedi que ele participasse do teste e conseguimos fazer isso acontecer”.
“Eu só o vi (Tsunoda) antes do teste, ele disse que queria um bom resultado e se divertir. Desde então, tudo o que tenho é um relato da HRC no local, onde ele analisou muito claramente as diferenças entre os carros da RB e Red Bull, dando à equipe conselhos e comentários muito úteis com base nisso”.
“Não sei o que vai acontecer, então teremos que esperar para ver, mas será ótimo se der certo. De qualquer forma, ele já deveria correr pela RB na próxima temporada, então espero que tenha uma boa performance em 2025 independente da equipe em que estiver”.
Quem também está esperando que Tsunoda seja escolhido para substituir Perez é Takuma Sato, ex-piloto de F1 que agora é consultor executivo da Honda Racing Corporation.
“É claro que depende da equipe”, disse o japonês. “Mas Yuki disse que seu estilo de pilotagem combina com o carro da Red Bull, com sua frente afiada, então acho que ele fez um teste muito bom. Agora, tudo o que podemos fazer é rezar”.
f1, formula 1, honda, noticias f1, red bull, sergio perez, yuki tsunoda
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.