Honda revela o ronco de um novo motor da Fórmula 1 2026

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 às 12:24

Motor F1 2026

Honda revela som do novo motor para 2026

A Honda surpreendeu os fãs de Fórmula 1 ao divulgar o primeiro ronco de seu motor de F1 para a temporada de 2026. O vídeo, com 20 segundos de duração, foi compartilhado nas redes sociais, apresentando o som do motor durante os testes em dinamômetro.

Diferente de outras montadoras, que evitam revelar detalhes sobre seus novos motores, a Honda foi a primeira a quebrar o silêncio e mostrar o progresso do desenvolvimento de sua unidade de potência para o futuro da F1.

O som do motor de 2026

No vídeo publicado, o som do motor Honda vem acompanhado da legenda “Nossa trilha sonora para 2026”. O áudio começa com a troca da sétima marcha, seguida de aceleração total em uma reta, e a redução de marcha ao entrar em uma curva. Esses testes foram feitos em dinamômetro, pois os testes em pista com os novos motores ainda não são permitidos.

Quando comparado aos motores atuais da Fórmula 1, que são turbo híbridos, o ronco do motor Honda de 2026 parece ter um som ligeiramente diferente. A principal razão para isso é a remoção do MGU-H, componente que funcionava como um “silenciador” nos motores anteriores, reduzindo o ruído.

Hywel Thomas, chefe de motores da Mercedes na F1, comentou sobre essa mudança no som dos motores. Ele explicou que a retirada do MGU-H pode diminuir a contrapressão no motor, o que poderia aumentar o volume. Contudo, a redução de combustível também pode diminuir o som. Thomas acredita que o som final dos motores de 2026 será semelhante ao atual, com algumas pequenas variações: “Pode ser um pouco mais ruidoso, pode ser um pouco menos. Mas não será uma mudança drástica.”

Expectativas para a Honda em 2026

Nos últimos anos, a Honda fez um retorno vitorioso à Fórmula 1 com a Red Bull, conquistando títulos importantes. No entanto, a parceria com a equipe terminou após a montadora japonesa decidir se afastar da F1. Agora, com a reformulação das regras de 2026, que incluem maior dependência de energia elétrica, a Honda retorna à F1 para se unir à Aston Martin.

Quero ser VIP
 

Embora ainda não seja possível prever qual fabricante terá vantagem na nova era das regras, a Honda está confiante nas suas perspectivas para o futuro. Rumores indicaram possíveis atrasos no desenvolvimento do motor, mas o vídeo do som do motor pode ser uma resposta da montadora às dúvidas que surgiram no paddock.

Em uma entrevista recente ao site da Aston Martin, Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, falou sobre as chances da parceria com a Aston Martin: “O que não podemos prever é a situação dos nossos concorrentes. Antes de sabermos isso, nosso foco é atingir nossos próprios objetivos internos. A longo prazo, nosso objetivo é vencer o campeonato mundial.”

Parceria estratégica com a Aston Martin

A colaboração entre a Honda e a Aston Martin vai além da parte técnica. A Honda acredita que essa parceria representa mais do que o desenvolvimento de motores e compartilha com a Aston Martin uma visão comum de sucesso. Watanabe destacou a sinergia entre as equipes: “Temos uma visão de longo prazo e muita paixão. A qualidade da equipe do AMR Technology Campus, somada à capacidade de desenvolvimento da Honda, pode nos levar ao sucesso na F1, não só em 2026, mas também nos anos seguintes.”

Essa confiança na parceria reflete a ambição da Honda de voltar ao topo da Fórmula 1, em uma era de grandes mudanças e desafios.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.