Honda revela atualização que vem usando secretamente

quarta-feira, 22 de setembro de 2021 às 9:29

Red Bull-Honda

A Honda vem usando uma bateria atualizada desde o recesso de verão da Fórmula 1 que melhorou a performance do motor e do carro.

As fabricantes de motores da Fórmula 1 podem introduzir uma mudança de especificação entre o fim da temporada 2020 e o fim desta temporada.

A montadora japonesa reformulou o design de sua UP para 2021 e iniciou a temporada com um motor de combustão interna profundamente revisado.

Entretanto, a Honda começou o ano com a bateria de especificação 2020. Como ela ainda não havia trocado a especificação do componente no período permitido, a atualização durante a temporada foi possível.

Apesar de ter sido usado nas vitórias de Max Verstappen na Bélgica e Holanda, o componente atualizado da Honda foi mantido em segredo até agora.

O primeiro sinal de sua existência surgiu em Zandvoort, quando Sergio Perez, da Red Bull, teve uma troca de componentes do motor após a classificação. Ao contrário de Verstappen, o mexicano não havia trocado a UP – incluindo a nova bateria – em Spa.

Porém, quando Red Bull e Honda optaram por trocar todos os seus componentes depois de uma classificação ruim na Holanda, uma decisão estratégica para cumprir a punição no grid resultante a um custo menor, isso significou uma troca da bateria antiga pela nova.

Perez teve de largar do pitlane como consequência porque as partes só podem ser trocadas sem punição em condições de parque fechado se forem da mesma especificação. O mesmo ocorreu com Pierre Gasly, da Alpha Tauri, na semana posterior em Monza.

A nova bateria da Honda levou anos para ser desenvolvida e acredita-se que é a primeira grande mudança tecnológica da montadora nessa área desde 2015. Comenta-se que ela melhora a performance da UP e proporciona uma redução de peso “significativa”, o que contribui para o desempenho do chassi graças à melhor distribuição.

Originalmente, o plano era introduzir a bateria em 2022 como parte de uma UP totalmente nova da Honda. No entanto, essa UP foi adiantada e criada para 2021 porque os japoneses deixarão a F1 no final da temporada. A bateria demorou mais para ficar pronta, por isso só passou a ser utilizada após o recesso de verão.

“Esta nova bateria foi desenvolvida em um projeto que levou vários anos com a meta de combinar melhorias na eficiência energética com uma redução de peso significativa”, declarou Yasuaki Asaki, chefe de desenvolvimento da UP Honda.

“No que será a última temporada da companhia na categoria, a Honda conseguiu introduzir o novo Armazenamento de Energia – com uma célula de bateria mais leve, de baixa resistência, alta eficiência e enorme potência – a tempo para o começo da segunda metade da temporada”.

“A fim de alcançar a meta de derrotar a Mercedes e vencer o campeonato antes de sair da F1 no final da temporada 2021, nós reconhecemos a necessidade de melhorar a performance. Assim, o plano de desenvolvimento para o novo Armazenamento de Energia foi substancialmente adiantado do objetivo original de 2022 para a introdução durante a temporada 2021”.

LS - www.autoracing.com.br

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