Honda estende fornecimento direto para a Red Bull até 2025

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 às 9:53

Red Bull-Honda

Em uma mudança de plano dramática, a Honda continuará fornecendo motores para a Red Bull diretamente do Japão até o término do regulamento atual da Fórmula 1.

A Honda encerrou seu envolvimento oficial de fábrica com a categoria no fim da temporada passada, portanto a Red Bull está pagando por seus serviços, incluindo o desenvolvimento da UP deste ano para o novo combustível E10.

A estratégia original anunciada no final do ano passado era a divisão Red Bull Powertrains receber UPs completas da Honda, com apoio total de engenharia nas pistas, apenas em 2022.

Com o tempo, a RBP passaria a construir os motores com partes da Honda em sua sede de Milton Keynes em 2023, 2024 e 2025, trabalhando simultaneamente em seu próprio projeto para as novas regras da F1 que estreiam em 2026.

Contudo, Helmut Marko, chefe de competição da Red Bull, revelou que o plano mudou e a intenção agora é que a Honda continue fornecendo motores completos do Japão para Red Bull e Alpha Tauri até o fim de 2025.

A decisão elimina preocupações com questões como o controle de qualidade, que poderia ser afetado com a transferência da construção das UPs para o Reino Unido, e também dá mais liberdade para a RBP se concentrar em seu projeto de 2026.

A mudança foi feita em parte para garantir que a RBP ainda seja uma nova participante quando seu motor próprio for introduzido em 2026.

Com isso, ela se beneficiará das concessões que estão sendo discutidas principalmente visando encorajar o Grupo Volkswagen a finalmente entrar na F1, como um teto orçamentário maior para as UPs.

Entende-se que os detalhes do novo acordo ainda não foram finalizados e não está claro se os motores continuarão se chamando Honda até 2025, mas isso seria lógico considerando o desejo de que a RBP seja uma nova participante em 2026.

“Agora, nós também encontramos uma solução completamente diferente daquela que era originalmente visada”, declarou Marko à revista Autorevue.

“Os motores serão fabricados no Japão até 2025, nós não vamos tocá-los. Isso significa que os direitos e todas essas coisas continuarão com os japoneses, o que é importante para 2026 porque nos torna estreantes”.

Marko sugeriu que vencer o campeonato mundial de 2021 encorajou a Honda a permanecer mais próxima da F1 do que se esperava.

“No curso do nosso sucesso cada vez maior, uma certa reconsideração ocorreu entre os japoneses. E também que eles poderiam usar o conhecimento da bateria em sua fase de eletrificação, é claro”.

“O plano inicial era que eles só fabricariam nossos motores em 2022. Agora, foi decidido que isso continuará até 2025, o que obviamente é uma vantagem enorme para nós. Significa que só teremos de fazer ajustes finos e calibragens”.

Sobre a construção das instalações da RBP, ele acrescentou: “O prerrequisito para este acordo era o congelamento do desenvolvimento do motor, porque a primeira fase teria sido nós fazermos tudo sozinhos. Foi por isso que nós começamos em Milton Keynes”.

“O plano entrará em operação total em maio/junho. A decisão final de fazermos sozinhos dependia de tudo ser congelado; caso contrário, nós não teríamos nenhuma chance com esta coisa complexa”.

LS - www.autoracing.com.br

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