Honda confirma que UPs de Max Verstappen e Sergio Perez não tem conserto
quinta-feira, 26 de agosto de 2021 às 14:06Agora é certo que Max Verstappen sofrerá uma punição grid em algum momento desta temporada por exceder sua alocação de motor permitida. E não apenas ele, SErgio Perez também.
A Honda descobriu que o motor do carro de Verstappen quando ele bateu com Lewis Hamilton no GP da Inglaterra não pode ser consertado.
Verstappen já está em seu terceiro dos três motores permitidos.
O holandês precisará usar um quarto motor, o que significaria uma largada no final do grid uma corrida futura.
A situação é um golpe significativo para Verstappen na batalha pelo título com Hamilton, que lidera o campeonato com oito pontos de vantagem indo o GP da Bélgica neste fim de semana.
Seu companheiro de equipe Sergio Perez está na mesma situação após a colisão com Bottas no início do GP da Hungria.
Não está claro quantas corridas faltam nesta temporada, já que a F1 ainda está tentando finalizar o calendário após o cancelamento dos GPs do Japão e da Austrália em meio a problemas causados por restrições de viagens globais na pandemia.
A Honda disse que está trabalhando com a suposição de que haverá pelo menos mais 11 corridas. Para essa UP que Verstappen estreou no GP da Hungria ter alguma possibilidade de aguentar mais 11 corridas, a Red Bull teria que tirar bastante potência dela através do software.
E com isso as chances de Verstappen ganhar o título de pilotos deste ano simplesmente evaporariam.
O diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe, disse na quinta-feira: “Perdemos um motor para cada piloto da Red Bull Racing e parece que teremos cerca de 22-23 corridas atualmente, então devemos pensar na estratégia que vamos usar.”
A situação significa que Verstappen e Perez efetivamente têm apenas um motor para fazer metade da temporada, quando cada unidade de potência é projetada para ser capaz de sustentar uma quilometragem equivalente a cerca de um terço do campeonato, 7 a 8 corridas.
Após a corrida de Silverstone, as investigações iniciais da Honda sobre a UP de Verstappen sugeriram que ela poderia ser reutilizada.
Mas depois que ela foi usada durante os primeiros dois dias do fim de semana na Hungria, a Honda descobriu uma rachadura e precisou trocá-la para o GP de domingo.
Outras investigações na sede de P&D da Honda em Sakura, no Japão, durante as férias de verão, revelaram que não poderia ser consertada.
Existem algumas estratégias que a Red Bull Honda pode usar. Isso Poderia ser durante um fim de semana de corrida em uma pista onde o Red Bull não é tão rápido ou Verstappen não termine a classificação ou largue mais atrás no grid por alguma razão.
Também pode haver a possibilidade da Honda mexer no software, extrair mais potência ainda para que essa ou a próxima UP duram apenas 5 corridas. Nesse caso eles fariam as próximas 6 corridas com essa UP atual e as últimas 5 com a quarta UP, ou vice-versa.
GP Bélgica F1 2021, Motor Honda rachado F1, red bull, toyoharu tanabe, Verstappen punição grid
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.