Honda ameaça abandonar a MotoGP

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 às 0:49
Shuhei Nakamoto

Shuhei Nakamoto

A Honda alertou que consideraria abandonar a MotoGP se uma ECU (engine control unit) padronizada pela Dorna tornar-se obrigatória.

A Dorna – que é a empresa que dirige a MotoGP -, há muito defende uma mudança para um sistema padronizado, a fim de cortar custos e nivelar o grid. Recentemente, a empresa anunciou que uma ECU específica estará disponível para qualquer equipe que queira usá-la a partir de 2013.

A Honda é completamente contra uma padronização, e avisou que pode abandonar a categoria se isto for adotado.

“Se Carmelo Ezpeleta (chefe da Dorna) continuar com sua decisão de forçar uma ECU controlada e limite de rotações, então a Honda pode se retirar da MotoGP,” disse Shuhei Nakamoto, chefe da equipe HRC à Motosprint.

“A Yamaha e a Ducati concordam conosco, assim como a Suzuki. A responsabilidade é de Ezpeleta, a decisão é dele.”

Nakamoto porém, disse isso antes do recente anúncio de que a Dorna vai assumir a organização e promoção do campeonato rival do Mundial de Superbike a partir de 2013.

O acordo significa efetivamente que a Dorna também poderia introduzir uma ECU padronizada para a categoria, negando assim a ameaça anterior da Honda, quando declarou que “a fim de desenvolver tecnologia eletrônica poderíamos nos mudar para as Superbikes, já que lá não há limitações e os fabricantes são livres para desenvolver seus projetos.”

Ezpeleta confirmou que a questão da ECU padronizada está sobre a mesa para 2014 e será discutida no próximo GP do Japão.

“Eu quero que a MotoGP siga o estilo da Moto3. Essa idéia (ECU controlada e limite de rotação), assim como outras, está atualmente em discussão para 2014”, disse ele.

“Em breve iremos para Motegi, onde teremos algumas reuniões muito importantes com os japoneses Estou otimista, vamos encontrar uma solução que atenda a todos.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.