Honda: Acidente de Verstappen em Silverstone gerou disputa acirrada

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021 às 8:45

Carro de Max Verstappen

Na primeira metade da temporada 2021 de Fórmula 1, Max Verstappen foi supremo. O holandês liderava confortavelmente por 33 pontos sobre Lewis Hamilton, quando essa vantagem chegou a um final abrupto no GP da Inglaterra.

Segundo o chefe da Honda, Masashi Yamamoto, o acidente de Verstappen em Silverstone foi a principal razão pela qual a briga pelo título esteve tão próxima no final. O piloto da Red Bull perdeu um motor Honda novinho em folha no acidente, tornando inevitável uma penalização de grid no final do ano.

Claro que Silverstone não foi o único local onde a Red Bull Racing teve problemas. O mesmo aconteceu nas corridas em Baku e Hungria, mas Hamilton não foi capaz de maximizar os seus resultados como fez em Silverstone.

“Acho que o acidente no GP da Inglaterra foi uma das razões pelas quais esta temporada esteve tão parelha”, explica Yamamoto em conversa com ao site japonês Autosportweb.

Segundo o diretor geral da Honda, a Red Bull e a Mercedes seguiram estratégias diferentes e ambos os carros foram rápidos em diferentes setores do circuito. A Red Bull foi no setor três, depois da curva Copse, e a Mercedes foi no setor um.

Para Verstappen, era portanto crucial defender a sua pole position até aquela curva, enquanto Hamilton tinha que se certificar de que ultrapassaria antes daquele ponto. Ele não pode fazer isso, e por isso tentou uma ultrapassagem na própria Copse, com todas as consequências.

“Desde o início da corrida, Lewis estava acelerando e Max sabia que era mais rápido depois da curva nove (Copse), por isso conseguiu se manter à frente até lá”, continuou Yamamoto.

Nessa altura, porém, as coisas correram mal. “O carro foi destruído e perdemos uma unidade de potência, assim tivemos que mudar a nossa estratégia durante toda a temporada”, concluiu ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.