Herta terá nova chance de marcar ponto decisivo para superlicença

quarta-feira, 4 de novembro de 2026 às 9:48

Colton Herta

Colton Herta terá uma segunda oportunidade para conquistar o último ponto necessário para obter a superlicença da FIA.

O americano participará do TL1 do GP de São Paulo pela Cadillac e precisará completar pelo menos 100 km em Interlagos.

Herta substituirá Sergio Perez no primeiro treino livre. Para alcançar a pontuação exigida, ele deverá completar 24 voltas no circuito brasileiro e conquistar o 40º ponto necessário para ficar elegível a uma vaga na Fórmula 1.

O americano esperava atingir esse objetivo durante o fim de semana do GP da Cidade do México. Entretanto, uma confusão envolvendo seus resultados na IndyCar deixou o piloto a apenas um ponto do mínimo exigido.

Aos 26 anos, Herta já participou de cinco treinos nesta temporada. Suas oportunidades aconteceram nos GPs de Barcelona, Hungria, Itália, Estados Unidos e Cidade do México.

Contudo, um problema hidráulico limitou sua participação em Monza a apenas cinco voltas. Assim, ele não conseguiu completar os 100 km necessários para receber um ponto da superlicença.

Essa oportunidade perdida acabou custando caro. Afinal, se tivesse cumprido a quilometragem exigida na Itália, Herta poderia ter alcançado os 40 pontos durante o GP da Cidade do México.

Em vez disso, o americano conquistou quatro pontos nas cinco participações em treinos livres. Portanto, chega ao fim de semana brasileiro com 39 pontos.

Quero ser VIP
 

Erro de cálculo da Cadillac complicou situação de Herta

A confusão ficou evidente no México, quando a Cadillac acreditou incorretamente que Herta já havia alcançado a pontuação exigida pela FIA.

Um erro no site oficial da IndyCar classificou Herta na sexta posição do campeonato de 2025 em vez de sétimo, atrás de Felix Rosenqvist.

Essa diferença alterou o cálculo dos pontos para a superlicença. Inicialmente, a Cadillac considerou que o americano havia conquistado seis pontos pelo campeonato de 2025, mas o total correto era de apenas quatro.

Entretanto, os cálculos da equipe já apresentavam inconsistências.

A pontuação de Herta inclui um ponto de 2023, outros 30 de 2024 e quatro referentes às participações nos treinos livres da F1. Dessa forma, seu total chega a 39 pontos.

Herta disputa vaga na Cadillac para 2027

Além da superlicença, Herta também tenta garantir uma vaga de titular na Cadillac para a temporada 2027.

Sua campanha pouco convincente na Fórmula 2 levantou dúvidas sobre sua preparação para chegar à categoria principal. Ainda assim, o americano continua na disputa por uma oportunidade.

Perez já tem contrato confirmado com a Cadillac até o final de 2029. Portanto, caso a equipe decida promover Herta, Valtteri Bottas é quem corre maior risco de perder sua vaga.

Completar a quilometragem necessária em Interlagos eliminaria o último obstáculo regulamentar para a obtenção da superlicença.

Entretanto, isso não garantiria automaticamente um lugar no grid da próxima temporada. A decisão sobre a formação da equipe continuará nas mãos da Cadillac.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.