Helmut Marko: Vejo a Ferrari enfraquecida para 2023

terça-feira, 20 de dezembro de 2022 às 14:39

Helmut Marko

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, não mede as palavras quando questionado sobre qualquer assunto. Pode-se gostar ou não dele, mas é difícil acusa-lo de dissimulação ou desonestidade de opiniões.

Questionado sobre o novo chefe de equipe da Ferrari e sua grande decisão de deixar Mattia Binotto ir depois de uma temporada na qual a Ferrari teve um ótimo carro, mas não conseguiu lutar até o fim por uma série de erros, Marko mais uma vez deu sua opinião honesta.

E olhando para 2023, Marko duvida que a nomeação de Frederic Vasseur fortaleça a Ferrari e, alternativamente, deveria ter recrutado um diretor esportivo para trabalhar ao lado de Binotto para estabilizar o navio. “No caso da Ferrari, não entendo muito bem a mudança”, disse Marko à Auto Motor und Sport. “Considero Binotto um excelente técnico e político.”

“Ele estava simplesmente sobrecarregado com tantas tarefas. Mas bastaria colocar um diretor esportivo ao seu lado para apoiá-lo na pista e na estratégia. Com o novo homem, que tem muitos outros empregos, vejo um enfraquecimento da Ferrari”.

Red Bull sob nova direção

Após o falecimento do co-fundador da Red Bull GmbH, Dietrich Mateschitz, em outubro, eles serão agora liderados por uma equipe de três homens na temporada de 2023 e além.

Recentemente, havia rumores de que Marko não concordava com a nova administração, especialmente Oliver Minzlaff. Esses rumores foram descartados pelo austríaco, que falou com a equipe de Minzlaff e revelou que eles estão na mesma página.

“Temos a mesma ideia básica e ele voltou a perguntar extensivamente sobre a equipe e está muito bem informado”, afirmou Marko. “Não é segredo que somos a principal equipe da Red Bull. A Red Bull Racing é sensacional há muito tempo em termos de números, sucesso e marketing.”

“Então, concordamos rapidamente que queríamos continuar a equipe nessa direção de sucesso.”

Indo mais longe no futuro, a Red Bull pode muito bem formar uma parceria com a Ford. A gigante dos carros esteve oficialmente envolvida na F1 com a Jaguar de 2000 a 2004, mas a equipe nunca alcançou os níveis de sucesso que esperava. Depois de encerrar a operação, vendeu a equipe para a Red Bull, que conquistou vários campeonatos mundiais.

Parceria com a Ford?

Relatos sugerem que a Ford está ligada a um retorno à F1 em conjunto com os atuais campeões de pilotos e construtores. Faz sentido uma das maiores montadoras do mundo colocar seu nome na UP da Red Bull, por exemplo, mas ainda há obstáculos a serem superados.

Os relatos não foram confirmados ou negados pelo diretor global da Ford Performance, Mark Rushbrook, em uma entrevista recente para a NASCAR – na qual o fabricante compete.

“Deve ficar claro que estamos aqui para falar sobre a NASCAR. Estamos focados nessa categoria”, disse ele. “Certamente é verdade que há muita especulação sobre a Formula 1, mas não é nada ao qual responderemos substancialmente.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.