Helmut Marko quer banimento de piloto

quarta-feira, 13 de outubro de 2021 às 13:21

Liam Lawson x Kelvin van der Linde

O piloto júnior da Red Bull, Liam Lawson, perdeu o título da DTM durante um polêmico final da temporada no fim de semana, quando foi atingido pelo rival Kelvin van der Linde na primeira volta. Helmut Marko está furioso com os acontecimentos e pediu o banimento de Van der Linde.

Lawson era o favorito para a corrida final em Norisring no domingo e largou da pole. No entanto, van der Linde atingiu o jovem de 19 anos na primeira volta ao tentar uma jogada oportunista, resultando em Lawson sofrer graves danos na suspensão do carro.

Consequentemente, Lawson – competindo pela AF Corse Ferrari – caiu muito no grid, enquanto Maximilian Gotz foi capaz de reivindicar o título depois que a Mercedes empregou ordens de equipe para permitir que Gotz passasse Lucas Auer.

Lawson e van der Linde já haviam se envolvido em um incidente semelhante na mesma curva da corrida de sábado. Em relação à colisão de domingo, van der Linde recebeu uma punição de cinco segundos por cortar acurva antes do confronto. O sul-africano terminou a prova fora dos pontos após sofrer um furo de pneu na luta com Gotz pelo terceiro lugar.

Após a corrida, Lawson expressou sua raiva sobre de van der Linde e Marko está igualmente furioso, tendo pedido que ele recebesse uma punição muito mais severa.

“Se não foi intencional, a gestão da corrida não está qualificada o suficiente para participar em tal campeonato”, disse Marko. “Não pode haver tal erro de julgamento.”

“Foi uma ação completamente estúpida de Kelvin van der Linde – e não foi a primeira. Ele também bateu na traseira de Liam em Hockenheim e depois quis derrubar o Mercedes também.”

“Para mim, isso é um comportamento extremamente antidesportivo, que na minha opinião deveria ser sancionado em conformidade.”

Marko acredita que tal comportamento não seria tolerado na F1.

“Existe um sistema de pontos de penalidade no DTM?” Perguntou o austríaco.

“Um piloto assim deveria ser banido. Na Fórmula 1, ele teria automaticamente tantos pontos na super licença que essa proibição seria imposta.”

Lawson rotulou Van der Linde de “o cara mais sujo” contra quem já competiu. Marko concorda com isso: “Ele disse certo, é isso mesmo.”

Marko também questionou a Mercedes ao usar ordens da equipe para permitir que Gotz ganhasse o título, observando: “Não foi um final de temporada muito elogiável o fato de a Mercedes ter jogado de forma tão ostensiva”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.