Marko: McLaren está “fora de alcance” em Zandvoort

sexta-feira, 29 de agosto de 2025 às 14:35

Helmut Marko

Red Bull luta com o desequilíbrio do carro

Os fãs holandeses provavelmente não podem contar com uma vitória de Max Verstappen em casa. Helmut Marko foi bastante claro: a McLaren está fora de alcance. Verstappen enfrenta problemas com o equilíbrio de seu RB21 desde o início da temporada de 2025. O holandês, de fato, ainda luta com o carro, mesmo em sua pista favorita em Zandvoort. A situação, aliás, resultou em um erro raramente visto do tetracampeão.

O desempenho de Verstappen melhorou um pouco no segundo treino livre. No entanto, a diferença para as duas McLarens continuou grande. Após a sessão, Helmut Marko conversou com a imprensa e falou sobre as expectativas para o restante do fim de semana.

“Eu acho que a McLaren está intocável”, declarou o consultor da Red Bull. “A Aston Martin surpreendentemente rápida. Então, eu acho que a luta por P3 será entre a Aston Martin, a Mercedes e nós.”

Quero ser VIP

Aston Martin Perto, Ferrari longe

Não a Ferrari, mas a Aston Martin, segundo Marko, está seriamente na disputa na Holanda. Ele notou a velocidade da equipe em todas as condições. “Eles pareciam rápidos, em long runs, em short runs, com todos os tipos de pneus, especialmente Alonso. Eles mudaram algo que se mostrou muito eficaz.”

O problema da Red Bull é bastante conhecido. “O equilíbrio”, resumiu Marko. “Quanto mais duro o composto, melhor somos. Para a corrida, certamente será uma corrida de médios e duros com uma parada. Então, nossas esperanças estão nessa direção.”

A esperança de um salto na classificação

A Red Bull já demonstrou em fins de semana anteriores que pode dar um passo significativo do treino para a qualificação. Questionado sobre a possibilidade de resolver o problema, Marko respondeu com um sorriso. “Normalmente, leva até sábado para o nosso acerto funcionar. Então, vamos permanecer otimistas.”

Contudo, mesmo com um bom acerto, Marko não acredita em vitória. “Não, P3”, afirmou. O consultor estimou a desvantagem em “três, quatro décimos”. O problema de equilíbrio também afetou Verstappen nos treinos, levando o piloto a reclamar do carro. “Sim, ainda é esse problema de subesterço, que muda para um sobresterço. Achar o equilíbrio certo é algo que estamos lutando durante toda a temporada”, concluiu Marko.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.