Helmut Marko: Hamilton pode melhorar de maneira ‘sobrenatural’
sexta-feira, 7 de março de 2025 às 13:10
Helmut Marko
Lewis Hamilton quase nunca teve carro vencedor nos últimos três anos na Mercedes. E talvez seja parte da razão pela qual seu nível pareceu cair.
Nas poucas vezes os Prateados foram competitivos, ele ganhou vida. Ele produziu uma de suas melhores performances de sua carreira no GP da Inglaterra no ano passado, encerrando uma seca de vitórias de dois anos e meio em condições secas/molhadas/secas.
Uma exibição errática na classificação de Las Vegas destruiu qualquer chance de vitória, mas Hamilton foi eletrizante na corrida. Ele avançou do P10 para o P2, ganhando o prêmio de piloto do dia e se juntando ao companheiro de equipe vencedor da corrida George Russell no pódio.
Russell lembrou que venceu Hamilton antes da nova temporada. Ele sente que provou ser bom o suficiente para ganhar um campeonato mundial com o equipamento certo.
Provavelmente o ex-piloto da Williams sentiu-se mais confortável com as limitações da Mercedes. Ele veio de uma equipe onde os pontos eram uma raridade, enquanto Hamilton lutou pelo título em oito temporadas consecutivas, prevalecendo seis vezes.
Isso não deve prejudicar o desempenho de Russell — ele finalmente tirou mais proveito do carro na temporada passada. Os níveis de motivação podem ter sido essenciais, com um ex-engenheiro da Mercedes dizendo que Hamilton “se decepciona” quando sabe que não tem “nenhuma chance” de vencer.
Marko maravilhado com a melhora de Lewis Hamilton antes da estreia na Ferrari
Falando com a RTL/sport.de, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, fez uma prévia da batalha entre Hamilton e Charles Leclerc na Ferrari. A rivalidade deles começa no GP da Austrália no próximo fim de semana.
Hamilton diz que está “revigorado” após sua mudança para Maranello, mas Marko teme que “sua motivação caia” se a mudança não corresponder à sua visão. Há alguns rumores de que a Ferrari tem o quarto carro mais rápido agora, mas isso é em grande parte apenas um palpite.
O piloto de 40 anos deve se adaptar a um ambiente totalmente novo, onde Leclerc já está extremamente confortável. Mas Marko diz que Hamilton é o tipo de piloto que pode progredir rapidamente.
“Ele foi para a Ferrari por vontade própria”, disse ele. “Ele estava procurando por esse novo desafio e acredito que ele fará tudo o que puder para garantir que suas expectativas sejam atendidas.”
“Mas, como eu disse, ainda estamos no começo. E, novamente: Hamilton pode melhorar de maneira ‘sobrenatural’, mas também pode ser o caso de que, se os fatores não coincidirem e ele não vir nenhuma chance de vencer, sua motivação cairá um pouco.”
Vasseur diz para para Lewis Hamilton e Charles Leclerc tomarem ‘cuidado’
Hamilton entra em 2025 em desvantagem após completar uma das menores contagens de voltas nos testes do Bahrain. A Ferrari encontrou um problema técnico no último dia que limitou o tempo de pista do heptacampeão.
Ele também pilotou o SF-25 em Fiorano como parte de um shakedown e esteve ativo no simulador. Mas os três dias no Bahrain foram os mais importantes para sua adaptação.
Não seria uma surpresa se Leclerc começasse o ano à frente. Mas em uma temporada de 24 corridas, Hamilton teria tempo para recuperar um défice.
A dupla é conhecida por corre de maneira limpa, como provaram inúmeras vezes, inclusive em uma batalha épica durante a Sprint no Catar na temporada passada. No entanto, Fred Vasseur alertou Hamilton e Leclerc para serem “cuidadosos” e garantir que a competição entre eles impulsione a equipe para a frente, em vez de retê-la.
f1 helmut marko, hamilton x leclerc, lewis hamilton ferrari, Marko elogia Hamilton, noticias f1, noticias lewis hamilton
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.