Helmut Marko confirma foco total da Red Bull em 2025

sábado, 25 de outubro de 2025 às 15:50

Helmut Marko

Marko rebate críticas sobre foco em 2025

Helmut Marko descartou a ideia de Andrea Stella de que a Red Bull estaria prejudicando a preparação de 2026 ao prolongar o desenvolvimento do carro de 2025. Ele comparou a situação com a avaliação equivocada da Mercedes antes da última grande mudança de regulamento.

“Foi a mesma história em 2021. Toto Wolff dizia que não seríamos competitivos em 2022”, lembrou Marko em entrevista à Motorsport. A Red Bull, então, avançou com seu desenvolvimento tardio e conquistou os dois títulos, além de dominar a temporada de 2023.

Atualizações seguem em ritmo acelerado

Enquanto a McLaren interrompeu suas melhorias para se concentrar totalmente nas regras de 2026, a Red Bull seguiu com novos upgrades. Após lançar um piso em Monza e uma asa dianteira em Singapura, a equipe chegou ao México com outra atualização de piso e modificações na carroceria voltadas à melhoria do resfriamento – crucial em altitudes elevadas.

“O upgrade focou principalmente na eficiência do resfriamento, devido ao ar mais rarefeito aqui”, explicou Marko. Questionado sobre o piso atualizado, completou: “Sim, mas tudo faz parte do mesmo pacote de ajustes de resfriamento.”

Somente Max Verstappen utilizou os novos componentes no México. Yuki Tsunoda manteve a especificação anterior.

Quero ser VIP

Estratégia não compromete futuro

Sobre a sugestão de Stella de que a Red Bull estaria sacrificando 2026 por mais um título em 2025, Marko reagiu com humor.

“Isso aconteceu em 2021. Toto estava realmente preocupado com nossa competitividade em 2022”, reforçou.

Mesmo com o desafio adicional de desenvolver seu próprio motor para 2026, a filosofia da Red Bull permanece. “Sempre que as regras mudam, trabalhamos até o máximo para manter a competitividade. Foi assim nas últimas três mudanças de regulamento.”

Para Marko, a diferença em relação à McLaren é clara: enquanto a Red Bull mira resultados imediatos, a McLaren planeja se tornar uma candidata ao título sustentável por vários anos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.