Helmut Marko aponta quem poderia acompanhar Hamilton e Verstappen

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 às 21:04

Helmut Marko

Em termos de avaliar pilotos, Helmut Marko – que vem fazendo isso há muitos anos na academia dos Touros – é provavelmente um dos homens mais importantes no paddock da Fórmula 1, portanto, quando ele cita ‘nomes’, vale a pena ouvir o que ele tem a dizer.

Conselheiro do bilionário Dietrich Mateschitz, dono das equipes Red Bull e AlphaTauri desde sua incrível incursão na F1 décadas atrás, Marko viu a ascensão de nomes como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e agora Max Verstappen.

Claro, o objetivo da Red Bull em 2022 é que Verstappen mantenha seu título de F1, ganhe um segundo. Ansiosos para rasgar esse roteiro, é provável que haja vários jovens -prontos para aproveitar quaisquer oportunidades que a “nova era das regras” ofereça.

Marko deixou claro em entrevista à Auto Motor und Sport: “O objetivo oficial para nós é ganhar o título mundial novamente”.

Mas, ao mesmo tempo, com os novos carros prontos para entrar na pista para testes em Barcelona no próximo mês, nada é certo, Marko está cautelosamente otimista: “Com uma mudança de regra tão grande, você nunca pode ter certeza. A Mercedes e nós temos o potencial, as pessoas e a continuidade.”

“Estamos falando novamente sobre uma batalha do mais alto nível, especialmente porque não há outro piloto no mesmo nível de Hamilton e Verstappen”, acrescentou Marko.

Claramente, e com boas razões, Verstappen – o campeão mundial de F1 de 2021 – é a referência para a geração futura e Marko teve algumas palavras sobre quem ele considera que estará no acerto de contas com máquinas competitivas.

Sobre os desafiantes, o melhor do resto no livro de Marko, que pode surgir no mesmo nível de Max e Lewis, ele disse: “Provavelmente Norris pode acompanhá-los. Leclerc foi, pode-se dizer, humilhado por Sainz.”

O austríaco, ex-piloto de F1 e vencedor de Le Mans, referindo-se ao fato de que Carlos Sainz, um piloto desenvolvido pela Red Bull, venceu Charles Leclerc em seu primeiro ano nos Vermelhos, marcando mais pontos e mais pódios do que o monegasco, para quem a Ferrari parecia ter orientando seu futuro.

O espanhol certamente deu a Maranello algo para pensar depois de seu primeiro ano de vermelho.

Russell é um piloto incrivelmente rápido na qualificação, mas ele tem que provar a si mesmo primeiro

Nesta temporada, George Russell se juntará a Lewis Hamilton na Mercedes, trazendo uma dinâmica totalmente nova para a equipe, prevê Marko: “Russell certamente será um desafio maior para Hamilton.”

“Apenas retórica e politicamente, porque ele também é inglês. Ele é um piloto incrivelmente rápido em classificação, mas Russell tem que se provar primeiro”, acrescentou o consultor da Red Bull.

Em relação ao atual campeão, Verstappen, Marko disse: “Max não precisa de nenhum tempo de aprendizado. Ele é sempre rápido imediatamente. Ele está sempre pronto.”

Quanto ao RB18, o homem da Red Bull relatou que tudo estava dentro do cronograma com a temporada festiva tendo pouco impacto no cronograma: “Pelo menos não recebi nenhuma informação em contrário. Eles estão trabalhando o tempo todo. Os ingleses são bastante trabalhadores.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.