Helmut Marko: Adrian Newey ainda é absolutamente essencial

segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 13:20

Adrian Newey 2021

Embora haja excelentes engenheiros na equipe Red Bull, Adrian Newey continua a ser a figura de referência que mais inspira a equipe, disse Helmut Marko.

Reconhecido como o projetista de Fórmula 1 mais proeminente da era moderna, Newey já projetou uma impressionante série de 10 carros vencedores de títulos:

1992 Williams FW14B
1993 Williams FW15C
1994 Williams FW16
1996 Williams FW18
1997 Williams FW19
1998 McLaren MP4/13
2010 Red Bull RB6
2011 Red Bull RB7
2012 Red Bull RB8
2013 Red Bull RB9

Ele ainda pode muito bem adicionar o 2021 Red Bull RB16B a essa lista, caso Max Verstappen vença Lewis Hamilton para encerrar o longo reinado da Mercedes. O campeonato desta temporada começou com os Touros em melhor forma, mas os Prateados conseguiram equilibrar o jogo e agora com duas corridas para o final, Verstappen lidera Hamilton por oito pontos, com ambos tendo vencido duas corridas cada das quatro últimas.

O acidente de bicicleta do verão passado na Croácia não ajudou Newey, mas o “mago” de 63 anos está supostamente a toda velocidade em duas frentes, a saber, o carro que desafia o título deste ano e o novo projeto 2022, quando a F1 fará uma de suas maiores revoluções de projeto de sua história.

Marko confia plenamente em Newey: “Felizmente, temos uma organização muito profunda. Newey ficou afastado por um tempo devido ao acidente de bicicleta, mas ele é um corredor (racer). Quando ele vê uma chance de ganharmos, a motivação é completamente diferente de quando você tem um motor com 30 hp a menos.”

“Não há ninguém com tanta experiência que já tenha conquistado tantos títulos mundiais. Newey ainda é absolutamente essencial. Para os outros engenheiros também, seja na aerodinâmica ou em outros departamentos, ele é uma figura de referência para tudo.”

Enquanto estava acamado, na esteira do acidente de bicicleta, Newey ajudou com os problemas “desenhando no papel” e enviando aos engenheiros competentes. Em outras palavras, ele se manteve ocupado com os assuntos em questão.

Enquanto isso, a Red Bull Powertrains está em processo de assumir o projeto da Honda e com recrutamento em andamento, revelou Marko: “Temos uma base muito boa em termos de estrutura, mas ainda faltam uma ou duas vagas. Não trouxemos apenas pessoas da Mercedes, mas também de outros lugares.”

Quanto à saída da Honda no final da temporada, Marko explicou: “Chegamos a um acordo pelo qual receberemos serviços da Honda por uma taxa. Esse é o status. Em 2022, teremos todos os motores da Honda. ”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.