Hamilton: Vou ganhar ou perder do jeito certo

sexta-feira, 5 de novembro de 2021 às 8:59

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton disse ganhar ou perder “do jeito certo” depois de temer que a batalha pelo título da Fórmula 1 com Max Verstappen da Red Bull possa ser decidida por uma colisão na corrida final.

O piloto da Mercedes de 36 anos está atrás de um oitavo campeonato, mas está 12 pontos atrás do jovem holandês Verstappen com cinco corridas para o final, incluindo a de domingo na Cidade do México.

Os dois bateram duas vezes nesta temporada e o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, recentemente levantou o espectro dos confrontos de 1989 e 1990 entre Ayrton Senna e Alain Prost, bem como do de 1997 entre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve.

“Se chegar ao cenário da última corrida em Abu Dhabi e eles estiverem disputando o título um com o outro, quem estiver na frente com certeza vai tentar fazer o mesmo que nos anos Senna-Prost,” o austríaco disse ao Daily Mail.

“Se você está competindo pelo campeonato e vê que ele está desaparecendo porque o outro cara está ultrapassando você, que ferramenta você tem além daquela que garante que ele não possa ultrapassá-lo?”

“Vimos isso com Schumacher e Villeneuve, vimos com Senna e Prost duas vezes.”

Hamilton, cuja equipe ganhou os últimos sete títulos de pilotos e construtores, deixou claro que não era assim que ele lidava com seus negócios.

“Nunca ganhamos um campeonato dessa forma. Nunca ganhei um campeonato dessa forma e nunca gostaria de ganhar”, disse o britânico a repórteres no Autódromo Hermanos Rodriguez.

“Estou aqui para vencer da maneira certa, e isso através de pura habilidade, determinação e trabalho duro”.

Hamilton, o piloto de maior sucesso na história do esporte, com 100 vitórias na carreira e 101 pole positions, disse que levaria a derrota da mesma forma.

“Sempre quero vencer da maneira certa”, disse ele. “E se for para perder, também perderei da maneira certa. Com dignidade e sabendo que dei tudo de mim e fiz as coisas da maneira certa.”

Verstappen, que já venceu oito vezes nesta temporada contra cinco de Hamilton, disse que correrá muito e “sempre tentará manter as coisas limpas”.

“Não penso muito nas lutas históricas anteriores entre dois pilotos, no que eles fizeram”, acrescentou o jovem de 24 anos, cujo pai Jos já foi companheiro de equipe do heptacampeão Schumacher.

“É passado. Eu apenas me concentro no que tenho que fazer no caminho certo e isso é tentar e fazer o melhor que posso.”

Enquanto isso, Sergio Perez disse ter certeza de que a equipe quer que ele ganhe o GP da Cidade do México em casa, depois de enfrentar dúvidas sobre se o deixariam vencer o companheiro de equipe e líder do campeonato, Verstappen.

Questionado sobre o que poderia acontecer se ele estivesse liderando com Verstappen em P2, e se ele abriria, Perez disse que seria um grande problema.

“Depende sempre da situação”, acrescentou. “A maioria das decisões são normalmente tomadas durante a corrida.”

“Acho que, dependendo das circunstâncias, veremos. Mas tenho quase certeza de que toda a equipe, Red Bull, todo mundo quer que eu vença neste fim de semana.”

O australiano Daniel Ricciardo da McLaren, ex-companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull que se sentou ao lado de Perez para a coletiva, deu ao mexicano seu apoio.

“Eu quero que você ganhe também”, disse ele.

Ricciardo disse que não gostaria de abrir para um companheiro de equipe em sua corrida em casa em Melbourne se ele tivesse chances de vitória.

“No momento, minha resposta é não. Eu não faria”, disse ele. “Se fosse a última corrida da temporada e essa troca de posição significasse literalmente o título mundial ou não, então talvez seja um processo de tomada de decisão mais complexo.”

“Mas uma vitória em casa é o que você sonha quando criança. E se obviamente você mereceu na pista, então eu sinto que a vitória deveria ser sua.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.