Hamilton se junta ao Instituto Ayrton Senna para conversar com alunos de São Paulo

sexta-feira, 11 de novembro de 2022 às 8:20

Lewis Hamilton

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, visitou hoje a Escola Estadual Lasar Segall, na cidade de São Paulo, para conversar com estudantes e assistir à inauguração de um mural criado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra. O trabalho realizado pela escola conta com o apoio da parceria firmada pelo Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para implementação da política de educação integral no Estado, desde 2019.

A Escola Estadual Lasar Segall foi escolhida para sediar a visita por conta das boas práticas relacionadas ao desenvolvimento e acompanhamento de competências socioemocionais dos alunos, inclusive durante a pandemia.

Hamilton, que está em São Paulo para o GP do Brasil, participou do evento junto com Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, autoridades, educadores e estudantes.. Todos também acompanharam a inauguração de um mural criado pelo artista local Eduardo Kobra. O mural, que foi um presente para a escola, retrata o mais novo cidadão brasileiro Lewis Hamilton, segurando o capacete de seu ídolo Ayrton Senna, demostrando também sua conexão com o Brasil.

“O Ayrton sempre acreditou que o segredo do sucesso é a oportunidade. Ele me disse uma vez que não queria ser uma pessoa que dá certo em um país que não dá, e que queria dividir a oportunidade que ele teve com outras pessoas”, contou Viviane durante o encontro, lembrando que nem todas as crianças e jovens brasileiros têm a oportunidade de ter educação de qualidade no país. “Além de saber português e matemática, no século 21 é também preciso saber trabalhar em time, ter iniciativa, determinação, tolerância. Saber conviver e respeitar o diferente, independentemente da cor da pele, religião ou partido político”, completou Viviane Senna, lembrando que a educação integral é uma das mais importantes ferramentas para atingirmos esse objetivo.

A educação tem sido uma causa central para Hamilton. Durante a visita à escola, ele teve a chance de conversar com as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de ouvir a história do jovem Marcos Ferrari, que atualmente atua como coordenador pedagógico na rede municipal de Pereira Barreto (SP). Marcos participou de projetos do Instituto Ayrton Senna quando ainda era estudante e falou sobre o incentivo que recebeu de sua professora nesse período, que o fez decidir ser professor.

Emocionado com as histórias, Hamilton comentou que, quando estava na escola e não tirava boas notas, ouvia das pessoas que não teria sucesso. “Então, é preciso acreditar em si mesmo para poder ser tudo o que quiser”, afirmou Hamilton durante a conversa com os estudantes. “Hoje, vejo que educação é realmente essencial para aumentar as nossas oportunidades de futuro. Ela é a ferramenta capaz de expandir nossas mentes e nos fazer acreditar que podemos conquistar tudo o que quisermos”, completou Hamilton.

Educação integral para reduzir as desigualdades

Mesmo após o pico do período pandêmico, a crise na educação brasileira continua e acumula desafios urgentes. Estudos apontam perdas da educação básica, indicando um retrocesso de quase dez anos na qualidade da educação no país. Além do esforço emergencial para reconstruir o aprendizado e combater a evasão escolar, os impactos na saúde mental dos alunos também merecem atenção. Pesquisas recentes do Instituto Ayrton Senna mostram que 49% dos estudantes de São Paulo dizem ser incapazes, pouco capazes ou apenas moderadamente capazes de serem persistentes, indicando a necessidade de fortalecer as habilidades socioemocionais em crianças e jovens .

Para avançarmos diante desse cenário desafiador deixado pela pandemia – que incluiu o fechamento de escolas do país por dois anos, precisaremos de uma grande reviravolta. Não adianta focar apenas no conteúdo – também precisamos estimular o desenvolvimento socioemocional dos alunos de forma intencional e planejada, promovendo foco, determinação, curiosidade para aprender, entre outras características, assim como fazemos com ciências ou matemática, dado o comprovado impacto positivo do desenvolvimento socioemocional na aprendizagem.

A missão do Instituto Ayrton Senna é transformar a realidade brasileira por meio de uma educação mais significativa e comprometida com a redução da desigualdade. Há quase três décadas, a organização vem produzindo conhecimento de ponta e implementando medidas voltadas à melhoria da qualidade do ensino público, em uma busca incessante por inovação. Ao longo desse tempo, milhões de crianças e jovens brasileiros tiveram suas vidas transformadas – o grande sonho de Ayrton Senna. Em 2022, estima-se que cerca de 196 mil educadores e 2,8 milhões de crianças e jovens em todo o país sejam beneficiados pelas iniciativas voltadas à educação integral trazidas pelo Instituto às redes públicas de ensino.

Atualmente, a parceria com a rede educacional paulista vem se concretizando em diversas frentes, desde a incorporação do desenvolvimento socioemocional em materiais didáticos de atualização, produção e revisão de materiais pedagógicos para o componente Projeto de Vida, formação de professores e administradores e aplicativos para monitorar competências sociais e emocionais com educadores e alunos. Até o final do ano, o Instituto realizará ações de homenagem a outras escolas da rede paulista que também conseguiram implementar boas práticas a serem disseminadas para outros territórios.

Artista brasileiro Eduardo Kobra presenteia escola com mural inédito

A Escola Estadual Lasar Segall foi presenteada com um mural pintado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra dedicado a Lewis Hamilton, celebrando a conexão do piloto com o Brasil e seu ídolo, Ayrton Senna. Nascido no Jardim Martinica, bairro pobre na zona sul da cidade de São Paulo, Eduardo Kobra tornou-se um dos muralistas mais reconhecidos da atualidade, com obras nos cinco continentes. Kobra tem murais expostos em várias cidades brasileiras, além de países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Polônia.

Em depoimento para o Seminário Internacional de Motivação, realizado pelo Instituto Ayrton Senna em 2021, Kobra falou sobre sua motivação para criar arte e compartilhou a conexão da arte com seu propósito de vida, mostrando como sua curiosidade em aprender possibilitou novos caminhos em seu ativismo. Saiba mais: https://youtu.be/L_rV9P_di1I.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.