Hamilton recebe punição e abandona GP de São Paulo

domingo, 9 de novembro de 2025 às 16:43

Lewis Hamilton

Hamilton recebe punição após colisão com Colapinto

Lewis Hamilton recebeu pontos de punição pela segunda vez na temporada depois de colidir com Franco Colapinto no GP de São Paulo.

O piloto da Ferrari acertou o Alpine ao tentar a ultrapassagem no fim da primeira volta. A colisão danificou a asa dianteira, que acabou dobrando sob o assoalho do carro, provocando perda significativa de downforce.

Os comissários consideraram Hamilton responsável pelo incidente, mas levaram em conta fatores atenuantes e reduziram a penalidade.

“Na segunda volta, o carro 44 [Hamilton] se aproximou do carro 43 [Colapinto] na curva 15. Houve contato entre o pneu dianteiro direito do carro 44 e o traseiro esquerdo do carro 43. O carro 43 continuou sem consequências, mas a asa dianteira do carro 44 sofreu danos. Determinamos que o carro 44 foi totalmente responsável pelo incidente. Apesar do contato ter sido menor, é classificado como colisão devido aos danos mecânicos. No entanto, fatores atenuantes justificam a redução da penalidade de 10 para 5 segundos, pois o contato ocorreu em baixa velocidade e não gerou consequência imediata para o outro carro.”

Com essa punição, Hamilton chega a três pontos no campeonato.

Quero ser VIP

Dificuldades do carro e abandono

Hamilton enfrentou grandes dificuldades ao longo da prova devido à perda de downforce. Ele abandonou na 38ª volta.

“Após o impacto, parecia que a suspensão traseira estava quebrada, mas disseram que estava tudo certo. Talvez fosse um problema de equilíbrio do carro. Perdemos cerca de 30 a 40 pontos de downforce, então nas curvas de alta velocidade o carro estava instável. Dei tudo de mim para acompanhar os adversários, mas não tive chance.”

A Ferrari deixou o GP de São Paulo sem pontos, já que Charles Leclerc também abandonou.

Desabafo de Hamilton

O piloto britânico lamentou o resultado e expressou solidariedade à equipe.

“Este é definitivamente um fim de semana para esquecer. É uma pena porque adoro o Brasil e também todos na equipe, que dão o máximo toda semana. Sair sem pontos, sem terminar a corrida pela segunda vez na temporada, é devastador. Sinto muito pela equipe. Peço desculpas pela minha parte na classificação. Amanhã voltaremos a lutar e daremos tudo de novo.”

Hamilton e a Ferrari agora precisam reagir nas próximas etapas para tentar recuperar terreno no campeonato de construtores.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.