Hamilton não vai pedir desculpas, mas busca respeito mútuo com Verstappen

segunda-feira, 19 de julho de 2021 às 17:38

Lewis Hamilton e Max Verstappen

Hamilton e Verstappen colidiram na primeira volta do GP da Inglaterra em Silverstone ontem. Era algo que parecia inevitável depois de várias batalhas roda a roda que eles tiveram nos últimos tempos.

A roda dianteira esquerda de Hamilton bateu no pneu traseiro direito de Verstappen durante o contorno da curva Copse e fez o holandês sofrer um impacto de 51G com na barreira de proteção. Ele foi levado ao hospital para verificações preventivas e felizmente não sofreu nenhum dano.

Os comissários da FIA deram a Hamilton uma punição de 10 segundos pelo incidente, mas mesmo assim o heptacampeão conseguiu chegar e ultrapassar Charles Leclerc na mesma curva e da mesma maneira para assumir a liderança a duas voltas do fim e vencer seu oitavo GP da Inglaterra.

Hamilton foi atacado pela Red Bull, com o chefe da equipe, Christian Horner, chamando a batida de “erro amador e desesperado”, ao mesmo tempo que disse que sua equipe poderia solicitar à FIA que tomasse providências quanto ao incidente, pois sentiu que a punição a Hamilton na corrida não foi o suficiente.

Verstappen também criticou Hamilton nas redes sociais, chamando sua jogada de “perigosa” e sentiu que as comemorações da vitória após a corrida na frente da multidão em Silverstone foram “desrespeitosas” enquanto ele estava no hospital.

O piloto da Mercedes, que falava na coletiva de imprensa pós-corrida da FIA antes dos comentários de Verstappen serem divulgados em suas redes sociais, sente que foi um incidente de corrida e que ele não precisa se desculpar pelo confronto.

“Eu realmente não vi a filmagem, vi um rápido clipe quando voltei para a garagem, mas voltarei e terei tempo para refletir sobre isso”, disse Hamilton.

“Não acho, pelo meu entendimento atual, que estou em posição de me desculpar por qualquer coisa. Estávamos lá correndo.”

Hamilton admitiu que estava preocupado com Verstappen quando descobriu que o holandês foi levado ao hospital para exames e tentará falar com ele para esclarecer as dúvidas.

“Ouvi dizer que Max está no hospital e isso definitivamente me preocupa”, disse ele. “Nenhum de nós quer que algum de nós se machuque, essa nunca foi minha intenção, então eu realmente espero que ele esteja bem.”

“Vou falar com ele depois disso só para verificar se ele está bem. Vivemos para lutar outro dia, haverá muitas corridas duras e temos que aprender a encontrar um equilíbrio decente.”

Embora as tensões estejam claramente altas entre os protagonistas do campeonato mundial, Hamilton acha que lições podem ser aprendidas e eles podem se adaptar para continuar lutando limpo.

“Eu gostaria de pensar que geralmente devemos crescer e aprender com essas experiências”, disse o piloto da Mercedes.

“Raramente há um incidente que é 100% culpa de alguém. É sempre uma mistura porque há duas pessoas – ou mais obviamente – então acho que há coisas que ambos podemos aprender.”

“Eu diria que Max é provavelmente um dos pilotos mais agressivos aqui – e isso é minha opinião pessoal – ele faz um ótimo trabalho, é claro – mas acho que temos que realmente tentar encontrar o melhor equilíbrio possível na pista, com espaço e respeito mútuo, para que possamos continuar correndo e fazer boas corridas sem colidir.”

Hamilton não achou que a batalha com Verstappen em Silverstone foi diferente dos encontros anteriores que eles tiveram, exceto que houve momentos no passado em que ele teve que ceder para evitar um acidente.

“Acho que é uma batalha normal”, disse ele. “Quando eu era mais jovem, é claro, provavelmente era tão agressivo – talvez não tão agressivo quanto Max é, mas era muito agressivo quando jovem.”

“E acho que agora estou muito mais velho e sei que é uma maratona, não uma corrida curta, então acho que tenho uma visão melhor de como encaro minhas corridas.”

“Mas estamos em uma batalha e acho que este ano ele tem sido muito agressivo. Na maioria das vezes eu tive que ceder para evitar evitar incidentes com ele.”

“Como você viu no sábado, quando eles (Red Bull) estão livres na frente, eles são muito rápidos. Então, quando surge uma oportunidade, tenho que tentar aproveitá-la. Isso é o que estamos fazendo lá: correndo. E naquele momento, consegui uma ótima saída da curva 7 e fiquei muito feliz com o drible que consegui fazer indo para a esquerda e depois para dentro e fechar aquele espaço.”

“Felizmente ele não conseguiu fechá-lo. Mas infelizmente ele voltou de forma muito agressiva e nós colidimos. ”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.