Hamilton não quer falar sobre e com Michael Masi, mas Bernd Maylander falou

quinta-feira, 30 de março de 2023 às 16:20

Bernd Maylander

Lewis Hamilton disse que não pretende falar sobre e nem tentar uma conversa com Michael Masi neste fim de semana no GP da Austrália.

Hamilton e os membros da equipe Mercedes F1 têm a oportunidade de conversarem com Michael Masi, ex-diretor de corrida da FIA, se assim o desejarem, neste fim de semana na Austrália.

Depois de ser demitido da FIA, Masi assumiu uma nova função para 2023 como chefe da Comissão da categoria de SuperCarros australiana.

Como parte do programa de apoio da F1 para o GP da Austrália deste fim de semana em Albert Park, isso significa que Masi está no paddock da F1, onde foi visto no dia da mídia conversando com jornalistas e pilotos, pela primeira vez desde a corrida de 2021 em Abu Dabi.

No entanto, devido a um acordo de não divulgação em andamento e sem obrigação de falar com a mídia, é improvável que Masi faça qualquer comentário público fora de suas funções na SuperCarros.

No entanto, o piloto alemão Bernd Maylander, que guia o safety car da Fórmula 1 há mais de duas décadas, foi perguntado por mais de um jornalista sobre os momentos finais da temporada de 2021, algo que ele confessou ter se esquivado na época.

A maioria dos fãs da Fórmula 1 estão estupefatos até hoje sobre o final do GP de Abu Dhabi de 2021, que viu Max Verstappen, da Red Bull, vencer seu primeiro título após uma decisão equivocada de Masi sobre o safety car.

Na volta final, com Verstappen com pneus macios novos e Lewis Hamilton com pneus duros velhos, o diretor de corrida sob pressão, Michael Masi, tirou de posição apenas os pilotos retardatários entre os dois, o que alterou completamente o resultado final da corrida.

Meses após o término da temporada de 2021, com a FIA percebendo o impacto negativo do ocorrido, ela demitiu Masi do cargo de diretor de corridas da Fórmula 1 dizendo que era para ele “estar mais próximo da família e assumir novos desafios”.

Agora, o homem que estava ao volante do safety car durante aquela corrida infame falou sobre como viu a situação se desenrolar.

“Falei com meu co-piloto Richard (Darker) cerca de duas ou três voltas antes do acidente… ele estava mais do lado de Verstappen e eu estava um pouco mais do lado da Mercedes. Mudou durante a temporada. Eu disse que seria bom se outro piloto se tornasse campeão ”, disse Maylander.

“Mas em Abu Dhabi o ‘negócio fechou’ para mim. O campeão foi Lewis Hamilton e Mercedes juntos pela 8ª vez. Mesmo que isso quebrasse o recorde de Michael Schumacher de sete títulos mundiais, bem, é assim que as coisas são”, disse o piloto do safety car.

“Hamilton fez um ótimo trabalho e tudo estava realmente bem. E então, de repente, houve um estrondo, e eu soube exatamente: ok, naquele local, esse tipo de acidente, devemos ter uma fase de safety car. E então eu soube, ok, agora há outra situação”, acrescentou.

“Depois de tudo me escondi um pouco na lateral do carro… desci e fui para a hospitalidade sem nem tirar o capacete. Sentei-me na parte de trás do porto da Marina e nem vi o final ”, admitiu Maylander.

“Depois, dei um passo para trás e fiz um exame de consciência. Nos dias seguintes, torci para que nenhum jornalista me ligasse. Não desliguei o celular, mas não atendi alguns números porque sabia, ok, bem, não quero responder uma pergunta dessas”, explicou.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.