Hamilton mudou o modo de motor tardiamente na relargada

terça-feira, 6 de setembro de 2022 às 9:33

Max Verstappen e Lewis Hamilton

Lewis Hamilton revelou que selecionou o modo de motor correto muito tarde antes da relargada decisiva no GP da Holanda.

O piloto da Mercedes parecia ter chances de desafiar Max Verstappen na disputa pela vitória em Zandvoort após uma corrida forte, mas tudo mudou com os períodos de safety car virtual e real no final.

A Red Bull optou por sacrificar a posição de pista para dar pneus macios novos a Verstappen, enquanto Hamilton continuou com seus médios usados em uma aposta da Mercedes.

No fim das contas, Hamilton não conseguiu segurar Verstappen, que saiu mais forte da última curva e tomou a liderança antes da curva 1.

Sabe-se que a Red Bull possui uma vantagem de velocidade significativa sobre a Mercedes nas retas, mas a extensão da diferença entre os dois levou alguns a pensar que houve um problema de motor na relargada.

Contudo, Hamilton insiste que não foi o caso, confessando ter acelerado inicialmente com o modo de motor errado, o que teria lhe custado velocidade comparado a Verstappen.

“Eu selecionei o modo de corrida tarde, mas estava no modo de corrida na reta”, declarou ele. “Eles só foram muito rápidos na reta”.

A conversa no rádio entre Hamilton e seu engenheiro Peter Bonnington naquele momento mostra que o britânico foi instruído antes da relargada a mudar seu modo de motor para o ajuste de corrida.

Bonnington lhe disse: “Quando as luzes se apagarem, será o Strat modo cinco. Você pode usar um impulso inicial de ultrapassagem, está disponível a seu critério”.

Quando Hamilton acelerou na curva inclinada, Bonnington novamente entrou no rádio para lembrá-lo do modo de motor, já que a princípio ele não teve o impulso de 160hp do MGU-K por cerca de um segundo até mudar o ajuste.

Entretanto, o atraso fez pouca diferença para os prospectos de Hamilton segurar Verstappen, já que a diferença de velocidade nas retas era grande demais.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou após a prova que foi por isso que não havia a expectativa de desafiar Verstappen estando atrás com os mesmos pneus.

“O que nós precisamos considerar é que nos falta velocidade nas retas”, afirmou ele. “Nosso carro tem arrasto demais, e antes de resolvermos isso, será muito difícil lutar com eles nas retas, principalmente em uma pista onde é difícil ultrapassar”.

“Você nunca diz nunca, mas a probabilidade (de conseguir passar a Red Bull) é inferior a 50%”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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