Hamilton mostra que ainda está vivo em Interlagos

sexta-feira, 12 de novembro de 2021 às 13:50

Lewis Hamilton – Interlagos 2021

Apesar de todo o favoritismo da Red Bull e Max Verstappen para a pista de Interlagos – que ainda continua -, Lewis Hamilton mostrou, pelo menos no único treino livre antes da classificação, que está vivo e pode dificultar as coisas neste final de semana para os Touros.

Ele já fez esse Tl1 com um novo motor de combustão interna e perderá 5 posições no grid de largada no GP de domingo.

Hamilton terminou com 0,3s de vantagem sobre Verstappen ao completar três voltas voadoras de classificação com pneus macios, enquanto Sergio Perez terminou em P3 à frente de Valtteri Bottas.

Como a única chance para as equipes tomarem decisões sobre a afinação do carro antes da classificação dessa sexta-feira, houve bastante ação no início do TL1 de uma hora.

Kimi Raikkonen estabeleceu o tempo de referência para o primeiro lugar em 1m14.960s com pneus duros. Fernando Alonso seguiu o tempo mais rápido de Raikkonen com 1m12.871s, mas o piloto da Alpine logo foi derrotado por 1m12.666s de Bottas – definido nos pneus médios – e 1m11.774s de Perez, também feito com pneus médios.

Verstappen, que tinha sido um dos últimos pilotos a entrar na pista, avançou para 1m11.484s e continuou a reduzir o tempo mais rápido à medida que a suas voltas continuavam.

Duas vezes mais o líder do campeonato melhorou seu próprio tempo de liderança, eventualmente reduzindo para 1m10,189s quando os primeiros 10 minutos chegaram ao fim.

Esse foi o melhor momento para os próximos 25, com a ação diminuindo conforme a famosa garoa de São Paulo começou a cair.

A Mercedes manteve Hamilton de fora por muito mais tempo do que a maioria durante a primeira metade do TL1, com o campeão mundial regularmente reclamando de sua suspensão dianteira estar rígida demais e quicando verticalmente enquanto ele batia na pista quase vazia – seu melhor tempo nos médios foi 0,849s mais lento do que o de Verstappen.

Mas os pilotos foram enviados em massa novamente no início da segunda metade do treino, com os pilotos da Red Bull liderando a mudança para os pneus macios para as voltas de simulação de classificação.

Verstappen liderou Perez e melhorou o melhor tempo para 1m09,417s, com o tempo mais rápido no setor médio, enquanto seu companheiro de equipe veio apenas 0,075s atrás e fazendo os tempos mais rápidos no primeiro e último terço da volta.

Bottas foi o primeiro piloto da Mercedes a mudar para os macios alguns minutos depois, e seu 1m09.867s o colocou em P3 atrás da dupla da Red Bull – 0,450s mais lento que Verstappen.

Faltavam pouco mais de 15 minutos para que Hamilton emergisse com os macios, com o britânico terminando a 0,351s de Verstappen com 1m09,768s – que o colocou à frente de Bottas – que perdeu tempo conforme a volta continuava e não conseguiu bater seu melhor tempo pessoal no setor final.

Bottas saiu novamente para outra volta voadora com macios logo depois disso, estabelecendo um tempo mais rápido no primeiro setor antes de terminar 0,150s atrás.

Hamilton então espelhou o plano de corrida de seu companheiro de equipe com uma segunda tentativa no mesmo conjunto de macios e ele também melhorou – indo mais rápido com 1m09,348s com tempos mais rápidos no primeiro e terceiro setores, onde Hamilton pegou o vácuo de Nikita Mazepin na subida da reta do box.

Mas ele foi capaz de melhorar novamente – desta vez sem vácuo no final da volta – com Hamilton terminando com o tempo mais rápido do único treino com 1m09,050s.

A Red Bull não enviou seus pilotos para uma resposta tardia antes da classificação de sexta-feira, com o melhor tempo de Verstappen no início do TL1 deixando-o 0,367s mais lento que seu rival pelo título mundial, enquanto Perez terminou em P3 à frente de Bottas, que ficou 0,517 s atrás de Hamilton.

Pierre Gasly ficou em quinto lugar com uma volta final nos macios, enquanto Carlos Sainz Jr liderou Charles Leclerc em uma Ferrari que fez P6 e P7, com o último um dos vários pilotos a travar as rodas na freada do S do Senna, e depois nos estágios finais, escorregar na saída da curva do Lago passando bastante da zebra.

Verstappen teve um momento semelhante a Leclerc quando a Red Bull completou uma série de coleta de dados de voltas no final da sessão, com sua asa dianteira acendendo fortemente ao bater na zebra quando o holandês se moveu para voltar à pista.

Esteban Ocon foi oitavo à frente de seu companheiro de equipe Alonso, a dupla que registrou os melhores tempos com pneus médios, com Lance Stroll fechando a lista dos 10 primeiros.

A dupla da McLaren, Lando Norris e Daniel Ricciardo, também não usou os macios no TL1, terminando em P15 e P1º, respectivamente.

Veja os tempos do Tl1 em Interlagos

Pos Piloto Carro – Equipe Tempo Dif Voltas
1 Lewis Hamilton Mercedes 1’09.050 31
2 Max Verstappen Red Bull-Honda 1’09.417 0.367 22
3 Sergio Perez Red Bull-Honda 1’09.492 0.442 28
4 Valtteri Bottas Mercedes 1’09.567 0.517 30
5 Pierre Gasly AlphaTauri-Honda 1’09.880 0.830 32
6 Carlos Sainz Jnr Ferrari 1’10.124 1.074 31
7 Charles Leclerc Ferrari 1’10.142 1.092 32
8 Esteban Ocon Alpine-Renault 1’10.145 1.095 27
9 Fernando Alonso Alpine-Renault 1’10.201 1.151 26
10 Lance Stroll Aston Martin-Mercedes 1’10.352 1.302 27
11 Yuki Tsunoda AlphaTauri-Honda 1’10.374 1.324 33
12 Sebastian Vettel Aston Martin-Mercedes 1’10.413 1.363 28
13 Kimi Raikkonen Alfa Romeo-Ferrari 1’10.443 1.393 31
14 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo-Ferrari 1’10.587 1.537 31
15 Lando Norris McLaren-Mercedes 1’10.610 1.560 27
16 Mick Schumacher Haas-Ferrari 1’10.885 1.835 27
17 Nicholas Latifi Williams-Mercedes 1’10.902 1.852 23
18 George Russell Williams-Mercedes 1’10.938 1.888 24
19 Daniel Ricciardo McLaren-Mercedes 1’10.990 1.940 25
20 Nikita Mazepin Haas-Ferrari 1’11.342 2.292 28

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