Hamilton, Massa, Sennas e Ferrari são os mais citados da F1 pelos brasileiros na internet

sábado, 11 de novembro de 2017 às 9:53

Lewis Hamilton e Felipe Massa

Os brasileiros que acompanham e falam de Fórmula 1 na internet têm seus favoritos: Lewis Hamilton, Felipe Massa, Ayrton Senna e seu sobrinho Bruno e a equipe Ferrari. Estes são os mais citados na análise feita pela BigData Corp., empresa líder em big data na América Latina, em relação às duas temporadas mais recentes da categoria global de automobilismo –2016 e 2017 (até este GP do Brasil).

Dos pilotos atuais, o inglês Lewis Hamilton, recém campeão mundial pela quarta vez, é o que mais pontos somou no ranking de exposição, com 0,9000 pontos. A ele se juntam Felipe Massa (acima de 0,6000) e o espanhol Fernando Alonso (com quase 0,5000). O mexicano Sergio Perez (Force India), está perto do bicampeão mundial (também acima de 0,4000).

Em relação às equipes, a italiana e multicampeã Ferrari é a única que atingiu pontuação máxima em todas as análises de exposição, chegando a 1,00 ponto. Mercedes e Renault, as duas seguintes, não chegaram a 0,50 pontos.

“Os resultados da análise reforçam o tradicionalismo que cerca a Fórmula 1 historicamente e atualmente. A equipe mais citada é a mais antiga, os pilotos são os que tem vitórias na carreira. Eles atraem mais mídia e estão mais presentes na internet com os avanços dos últimos anos”, comenta Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp.

Vantagem histórica dos Sennas

O ranking da BigData Corp. de exposições também analisou as citações aos nomes de todos os pilotos brasileiros que já disputaram a F1. O nome mais lembrado é o de Felipe Massa –lembrando que o período analisado é das temporadas 2016 e 2017, e que passou dos 0,80 pontos.

Mas, a vantagem é dos pilotos da família Sennas, Ayrton e o sobrinho Bruno. Se o falecido tricampeão mundial tem mais de 0,50 e está em terceiro lugar, o atual piloto no Mundial de Endurance é o quarto mais citado. Os dois juntos passariam o atual piloto da Williams.

A curiosidade fica com o segundo colocado, Pedro Paulo Diniz. Filho do empresário Abilio Diniz e ex-piloto da F1 pelas extintas Forti Corse, Ligier e Arrows, mais a Sauber, ele tem sido mencionado por seus negócios recentes com uma fazenda de orgânicos.

Por fim, das corridas que formam o calendário, a maior referência nacional é o próprio GP do Brasil (quase 0,70 pontos), seguido do GP dos Estados Unidos (quase 0,60), Mônaco (acima de 0,40) e da Grã-Bretanha (Silverstone, quase 0,40).

Para montar o ranking de Fórmula 1 da BigData Corp., foram monitorados mais de 650 milhões de veículos na internet, com a extração de informações estruturadas (quantidade de vezes, importância do veículo, períodos, etc.) e, por fim, a classificação, gerando a pontuação numa escala de zero (menor) a 1,0000 (maior) pontos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.