Hamilton lidera dobradinha da Ferrari no TL1 em Monza
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 9:36
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton finalmente injetou vida em sua difícil temporada de estreia na Ferrari ao liderar a tabela de tempos do primeiro treino livre para o GP da Itália.
Além disso, foi apenas a segunda vez neste ano que o heptacampeão mundial ocupa o topo desde sua saída da Mercedes.
O britânico enfrentou dificuldades ao longo das primeiras 15 etapas e sofreu um acidente no GP da Holanda no último fim de semana. Entretanto, antes do incidente, ele e a Ferrari já sinalizavam uma melhora na performance.

Detalhes do primeiro treino livre
Hamilton liderou com 1m20.117s, superando Charles Leclerc por 0.169s. Carlos Sainz, da Williams, completou o top 3, embora tenha ficado mais de meio segundo atrás do britânico.
Para Lando Norris, da McLaren, a sessão foi conturbada. Ele abortou duas voltas com pneus macios ao tocar na brita, terminando em sexto lugar, 0.904s atrás.
Enquanto isso, o líder do campeonato Oscar Piastri não participou, dando lugar ao reserva Alex Dunne.
Logo nos primeiros 10 minutos, a Ferrari marcou uma dobradinha com tempos próximos de 1m22s com pneus médios.
Em seguida, diversos pilotos, incluindo Norris e Alex Albon, da Williams, começaram a melhorar, dessa vez com o britânico usando pneus duros.
Com 15 minutos de sessão, Max Verstappen, da Red Bull, baixou da casa de 1m21s, cravando 1m20.751s.
Naquele momento, Isack Hadjar recebeu bandeira preta e branca por não seguir as instruções do diretor de prova, cortando a saída da segunda chicane.
Dunne enfrentou problemas com seu capacete no início e só conseguiu registrar tempo após ajustes. Mesmo assim, foi o primeiro a testar pneus macios, inicialmente em 15º, um segundo atrás de Verstappen.
Hamilton reclamou da falta de aderência, dizendo que o carro “escapava por toda parte”. Por outro lado, para Norris, a situação piorou: ele escapou na Lesmo 1 e 2 em duas voltas consecutivas.
Consequentemente, aos 35 minutos, a sessão precisou ser interrompida devido ao excesso de brita na chicane Ascari.
Verstappen liderava por menos de dois décimos à frente de Sainz, seguido por Leclerc e Albon.
Na primeira tentativa com pneus macios, Leclerc animou a torcida batendo Verstappen por 0.4s. Enquanto isso, Hamilton ainda ficou 0.477s atrás do monegasco.
Nos últimos cinco minutos, Hamilton saltou para o topo da tabela, superando Leclerc por 0.169s. Dessa forma, garantiu o melhor tempo da sessão e deu sinais de recuperação para a Ferrari em Monza.
Resultado do primeiro treino livre:
Alex Dunne, carlos sainz, Charles Leclerc, comentar formula 1, ferrari, formula 1, gp da italia, lando norris, monza, oscar piastri, red bull, treinos f1, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.