Hamilton ia se aposentar após Abu Dhabi

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 às 15:18

Lewis Hamilton

Por: Adauto Silva

Ontem eu li num jornal britânico de muita credibilidade (precisa pagar para acessar) que Lewis Hamilton provavelmente teria se aposentado logo após Abu Dhabi, caso tivesse vencido seu oitavo título mundial.

Fiquei surpreso, pois eu não sabia que isso poderia acontecer.

Então, hoje consegui contato com minha fonte na Mercedes, o Dude, e perguntei para ele se essa especulação do jornal britânico tinha algum fundamento.

E, para meu espanto, sim, tinha e tem fundamento. Explico.

A grande motivação de Hamilton em 2021 era bater o recorde de títulos da Fórmula 1 em todos os tempos, uma vez que ele já tem todos os outros recordes mais importantes.

O ano não começou muito bem para a Mercedes, já que o carro sofreu bastante com as regras do assoalho e difusor de 2021, mas Hamilton se motivou com isso. A outra grande motivação foi o desafio de vencer um dos títulos mais difíceis de sua carreia contra uma Red Bull e um Max Verstappen em plena forma.

O Dude disse que isso motivou bastante o Hamilton porque ele gosta de desafios, gosta de disputas e, do jeito que o campeonato do ano passado se desenrolou, a equipe o viu ficar cada vez mais focado e determinado a vencer o campeonato.

Entretanto, a equipe começou a desconfiar seriamente que ‘o homem’ se aposentaria, caso alcançasse seu objetivo. Hamilton mostrou um cansaço físico – não mental – que a equipe nunca tinha visto. E nunca falava sobre o futuro, os carros e regulamentos novos deste ano. Estava totalmente focado em vencer 2021 mais do que nos anos anteriores.

O Dude nunca ouviu da boca de Hamilton que ele se aposentaria vencendo o título no ano passado, mas fortes boatos corriam dentro da equipe e Hamilton nunca os desmentiu. Ele simplesmente não dizia nada sobre 2022 como se realmente não estivesse interessado.

“Mas agora as coisas podem ter mudado,” disse o Dude. “Ele não venceu e todos sabemos o porquê. Não atingiu seu objetivo e certamente está muito mordido e chateado por tudo o que aconteceu em Abu Dhabi.”

“Ele já demonstrou algum interesse no carro novo. Não muito, mas mostrou, o que é um sinal positivo.”

Então perguntei como eles iam fazer se ele tivesse vencido e parado.

“Então, esse é outro sinal positivo. Nós íamos ficar com Russell e Bottas, mas como o Lobo liberou o finn, aí tivemos outro sinal positivo que ele não ia parar.”

Perguntei de novo: “Então ele não vai parar?”

“Não sabemos, Adawtow. Talvez o Lobo saiba, mas nós não sabemos, não temos certeza. A minha opinião é que vai depender do que vai resultar essa investigação da FIA, que de fato ela está fazendo.”

“Se as coisas não mudarem, se o regulamento esportivo não for alterado para que preveja não apenas o que acontece no final das corridas em casos parecidos com Abu Dhabi, mas também as regras de disputa, limites de pista e etc. não ficarem bem claras e se Masi continuar na posição de diretor de corrida podendo inventar o quer quiser, a opinião que prevalece aqui dentro é que ele deve se aposentar, mesmo sem ter conseguido seu objetivo.”

“Incrível,”, eu disse…

“Por outro lado, se tudo isso mudar, as regras esportivas ficarem todas muito claras e diferentes do que era até o ano passado, eu e a maioria aqui dentro achamos que ele continua, porque ele quer demais esse oitavo título.”

“Mas eu acho que ele só volta nessas condições. O problema não é dinheiro, não é contrato, não é nada. Nós nunca vimos ele se entregar tanto de corpo e alma como ele fez no ano passado. Mas as últimas corridas, apesar de ele ter vencido quase todas, foram muito estranhas, pois não houve critério nas punições culminando com o regulamento rasgado em Abu Dhabi.”

“Mas a FIA pode amarelar se pretender continuar levando as disputas até o fim pelo show, custe o que custar. Se isso acontecer, ele se aposenta e como vocês vão fazer para substitui-lo?”

“Nós achamos difícil a FIA prescindir de um heptacampeão como ele na pista, nem que seja por apenas mais uma ou duas temporadas. O homem é uma das maiores celebridades do mundo e só isso já garante muito mais visibilidade e prestígio para a F1. Quem não quer ver uma repetição de Hamilton x Verstappen?”

“Você não respondeu o que vocês farão se ele se aposentar…”

“Encontrar um bom piloto, mesmo que a equipe tenha que pagar multa contratual (isso está fora do teto de gastos), não deve ser um problema para uma equipe como a nossa, sem falsa modéstia. Claro, não seria um piloto como ele porque não há outro piloto como ele, mas sempre há opções no grid, apesar de ninguém querer isso aqui dentro.”

“Pode me dizer quais as opções?”

“Não porque não há nada oficial. Que eu saiba nenhuma proposta foi apresentada a outro piloto. Mas especulamos aqui os mesmos pilotos que você deve especular aí, você me entende…”

“Caramba, Dude, por essa eu não esperava… Achei que estávamos todos exagerando nas especulações!”

“Não há nada definitivo, apesar dos prazos estarem ficando cada vez mais apertados. Mas vamos ver. A FIA já sabe o que a maioria das equipes quer, já falou com todas e certamente farão mudanças. Só não sei se serão suficientes…”

Sobre o carro com o regulamento novo

“Você vai publicar, certo?”

“Claro que sim!”

“O carro foi visto, revisto, visto novamente e assim por diante todos os dias há mais de 1 ano, assim como a nova UP. Vários detalhes vieram mudando durante todo esse tempo para torna-lo cada vez melhor, mais rápido. Não temos como saber se trata-se de um carro campeão, até porque há problemas em túneis de vento e CFD acima de 200 km/hora por causa do efeito solo, mas temos esperanças que no mínimo será competitivo. É isso.”

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.