Hamilton revela problema da Ferrari que o força a pilotar no limite

domingo, 20 de julho de 2025 às 9:45

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton ainda não conseguiu subir ao pódio com a Ferrari em 2025. Mesmo após 12 temporadas de sucesso com a Mercedes, sua adaptação ao SF-25 tem sido mais complicada do que o esperado. No entanto, o britânico vem demonstrando sinais claros de evolução nas últimas etapas.

Resultados recentes indicam progresso

Nas últimas quatro corridas, Hamilton superou Charles Leclerc em três classificações. Além disso, por muito pouco não repetiu o feito na Áustria, ficando a menos de um décimo do companheiro. Em ritmo de corrida, os resultados também melhoraram: foram dois quartos lugares consecutivos, em Spielberg e Silverstone.

Esses resultados refletem uma melhora consistente. Por exemplo, Hamilton tem se adaptado melhor ao uso do freio-motor — um recurso que não utilizava na Mercedes. Apesar disso, ele reconhece que ainda há pontos críticos que precisam ser corrigidos no carro.

Quero ser VIP

Saídas de frente em baixa velocidade atrapalha desempenho

Durante o fim de semana em Silverstone, Hamilton foi direto ao ponto: o maior problema do SF-25 está nas curvas de baixa velocidade. Segundo ele, o carro apresenta saídas de frente constantes, o que o obriga a pilotar acima do limite para compensar a falta de resposta na dianteira.

O Racing News 365 publicou que Hamilton teria dito: “Temos saídas de frente em baixa velocidade, que é inerente a este carro.”

“Acho que estamos forçando demais e cometendo overdrive para encontrar tempo extra. No entanto, em ritmo puro, o carro é tão rápido quanto os da frente.”

Esse esforço adicional, embora necessário, deixa o carro mais arisco e imprevisível. Como resultado, a constância em stint longos fica comprometida. Portanto, a solução precisa ir além da pilotagem.

Ferrari aposta em atualização para resolver o problema

Como resposta às dificuldades, a Ferrari trabalha em uma atualização na suspensão traseira. O objetivo é mitigar os problemas de altura do carro, permitindo que ele rode mais próximo do solo. Assim, a equipe espera melhorar o aproveitamento do efeito solo — essencial para aumentar o desempenho aerodinâmico.

Além disso, a mudança pode beneficiar também Charles Leclerc, que enfrenta as mesmas limitações. Um carro mais equilibrado permitirá que ambos ataquem com mais confiança nas curvas lentas, sem precisar compensar com manobras arriscadas.

Expectativa para as próximas corridas

Com essa atualização prevista para as próximas etapas, Hamilton acredita que a Ferrari pode dar um passo importante na luta pelo topo. Se o subesterço for resolvido, ele poderá explorar o verdadeiro potencial do SF-25. Isso significa, por exemplo, disputar pódios de forma mais consistente e até sonhar com vitórias.

Ainda há muito trabalho pela frente. No entanto, os sinais recentes são positivos. Com uma direção técnica clara e atualizações focadas, o caminho para o sucesso parece mais próximo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.