Hamilton e Leclerc desobedecem a John Elkann após GP do Catar

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 às 19:19

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

Lewis Hamilton e Charles Leclerc desobedeceram a John Elkann após um fim de semana catastrófico no GP do Catar. A Ferrari lutou por algum ritmo mais uma vez. Portanto, o britânico admitiu que foi um fim de semana “extremamente difícil”.

Elkann disse semanas atrás que seus pilotos deviam “falar menos e focar mais”, mas foi flagrantemente desobedecido, já que Hamilton e Leclerc criticaram fortemente a Ferrari.

Hamilton confessou que a Ferrari teve um “fim de semana extremamente difícil” após lutar para se manter competitiva no GP do Catar. Isso acontece perto do fim do que se provou uma temporada muito ruim para o heptacampeão. Ele, certamente, imaginava o início de sua passagem por Maranello de forma bem diferente.

A equipe enfrentou muitas dificuldades, tanto com o desempenho do carro quanto com as decisões táticas ao longo da temporada. Além disso, esses problemas pioraram na penúltima corrida do ano no Catar. A corrida Sprint viu Hamilton e Charles Leclerc cruzarem a linha de chegada em P17 e P13, respectivamente, ficando bem fora da zona de pontuação.

O drama na classificação e os pontos perdidos

A classificação também se mostrou problemática para a equipe italiana. Hamilton foi eliminado no Q1. Entretanto, Leclerc conseguiu uma vaga no Q3, mas só terminou em P10 no grid depois de uma rodada “espetacular” de 720 na classificação.

Ambos os pilotos conseguiram ganhar várias posições durante a corrida principal. Contudo, o impacto em suas posições no campeonato foi mínimo. O primeiro pit stop de Hamilton foi um desastre. O erro o fez perder duas das várias posições que havia conquistado na pista nas oito primeiras voltas.

Leclerc conseguiu garantir o P8, somando alguns pontos. O P12 de Hamilton mostrou progresso, mas foi insuficiente para somar pontos no campeonato. Isso prolonga o que tem sido a temporada mais decepcionante para os dois pilotos da Ferrari, que esperavam ser muito mais competitivos.

Embora a atenção esteja voltada para possíveis melhorias para 2026, a angústia evidentemente se estende pelas corridas finais desta temporada. Após a corrida, Hamilton foi informado da descrição de Leclerc sobre a situação, classificando-a como uma continuação do “desastre” que a equipe vem enfrentando.

O piloto britânico não contestou a linguagem forte de seu companheiro de equipe. Após o GP do Catar, ele disse à imprensa: “Ele (Leclerc) disse isso (que foi um desastre)? Estou tentando pensar em algo pior do que essa palavra, mas não estou encontrando. Então, só vou dizer que foi um fim de semana extremamente difícil.”

A luta pelo campeonato e a busca por 2026

A seca de pontos no Catar faz com que Hamilton lute para se manter em P6 do Campeonato Mundial de Pilotos desta temporada. O piloto de 40 anos tem atualmente 152 pontos. Apesar disso, Kimi Antonelli – seu substituto na Mercedes nesta temporada – está logo atrás, com 150 pontos.

Caso caia para a sétima posição, Hamilton igualará seu pior resultado na classificação do campeonato. Repetirá, dessa forma, o ponto mais baixo da temporada passada em um ano difícil com a Mercedes. Embora esperasse uma transferência dos sonhos para a Ferrari para impulsioná-lo de volta ao topo, acabou se tornando um verdadeiro pesadelo.

Após o GP de Las Vegas, um Hamilton desanimado desabafou sobre suas dificuldades, admitindo: “Me sinto péssimo, péssimo. Tem sido a pior temporada de todos os tempos. Não importa o quanto eu tente, só piora.” “Estou testando de tudo, dentro e fora do carro.”

O icônico piloto britânico assinou um contrato de longo prazo com a Ferrari, garantindo que correrá ao lado de Leclerc em 2026. A equipe espera identificar e corrigir os problemas que têm afetado ambos os pilotos com o modelo atual do carro. A finalidade disso é aumentar sua competitividade.

Leclerc, piloto “da casa” e em sua sétima temporada na Ferrari, nunca criticou tanto a Scuderia como nesse ano. A razão é que ele também esperava brigar pelo título, mas faltando apenas um GP para o final, se encontra em P5 na tabela, 178 pontos atrás do líder Lando Norris.

Por enquanto, todas as atenções estão voltadas para o GP de Abu Dhabi. Lá, a equipe busca um verdadeiro milagre para encerrar o que tem sido uma temporada catastrófica Ferrari Hamilton Leclerc até agora. Com efeito, não conquistaram nenhuma vitória em GPs no campeonato.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.