Hamilton: Decisão brutal sobre De Vries é típica da Red Bull

quinta-feira, 20 de julho de 2023 às 13:00

Lewis Hamilton e Nyck De Vries

O heptacampeão Lewis Hamilton disse ter ficado chocado ao ver a maneira como Nyck de Vries foi dispensado pela AlphaTauri após apenas 10 corridas, ou seja, antes da metade de temporada de F1, mas acredita que esse tipo de decisão é típico do programa de pilotos da Red Bull na Fórmula 1.

De Vries durou menos de meia temporada na AlphaTauri. O novato de 28 anos foi convocado para a equipe júnior da Red Bull no final de 2022 para substituir Pierre Gasly, que foi para a Alpine, mas sua carreira na AlphaTauri durou apenas dez corridas.

Ele não conseguiu marcar nenhum ponto nesse meio tempo, mas estava pilotando o pior carro do grid e sendo comparado a um companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, com dois anos de experiência na F1 e com muito investimento da Red Bull na carreira do japonês, que tinha ido muito mal no primeiro ano na equipe.

“Fiquei definitivamente surpreso ao ver a decisão que eles tomaram com o pobre Nyck”, disse Hamilton, que já trabalhou com De Vries na Mercedes num passado recente. “Ele é um jovem tão talentoso e um cara tão legal também.”

“Acho que seu futuro ainda é brilhante para ele e ele terá muitas opções excelentes, tenho certeza.”

Questionado se uma decisão tão brutal assim é típica da Fórmula 1, Hamilton respondeu: “Eu diria que é típica da Red Bull”.

Daniel Ricciardo

Ricciardo, que teve seu contrato com a McLaren encurtado em um ano no final de 2022 e inicialmente planejava passar 2023 como terceiro piloto da Red Bull, disse que também sentia empatia por de Vries.

“Depois do que passei no ano passado e sendo um pouco mais maduro, com certeza você sente pelos outros pilotos”, disse Ricciardo. “Colocamos o trabalho de nossa vida nisso, então é um daqueles dias em que eu sinto por Nyck.”

“Mas eu sinto … eu sei que na F1 ele não é particularmente experiente, mas no automobilismo ele é. Ele está nisso há quase 20 anos. Eu sinto que ele é maduro o suficiente para entender o esporte, e se ele ainda quiser que funcione, eu acho que ele pode se levantar e fazer algo acontecer.”

“Eu não tinha certeza se voltaria a correr em um carro de F1, e um ano depois, aqui estou. Coisas podem acontecer.”

“Se ele ainda quiser, mantenha o queixo erguido. É um daqueles, como tudo na vida, você é derrubado, mas é assim que você se levanta. Desejo-lhe felicidades, e se eu o ver no grid novamente, eu ficarei feliz.”

Sergio Perez

A mudança de Ricciardo para a AlphaTauri parece ter colocado pressão extra sobre Sergio Perez, que atualmente está lutando para se firmar na equipe principal da Red Bull. O mexicano também simpatizou com De Vries classificando a decisão como “brutal”, mas disse que isso não mudou sua situação.

“Sinto muito por Nyck, ele teve uma experiência curta demais”, disse Perez “Foi bastante brutal a esse respeito.”

“Foi uma experiência muito curta na F1, mas você nunca sabe o que o futuro reserva para ele.”

“Por outro lado, estou feliz por Daniel. Ele está muito motivado para voltar, muito bom para ele. É uma grande oportunidade para ele.”

“Do meu lado não muda nada porque eu piloto pela Red Bull, não há apenas Daniel querendo a vaga. É Yuki também e mais da metade do grid que gostaria de pilotar pela Red Bull.

“Então não muda nada.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.