Hamilton conquista a primeira pole para corrida curta de classificação de pneu macio C3

sexta-feira, 16 de julho de 2021 às 19:41

Mario Isola

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, fez história ao conquistar a pole position para a primeira corrida sprint de classificação realizada na Fórmula 1. O inglês estabeleceu o melhor tempo de 1min26s134 com o pneu P Zero Vermelho macio C3, à frente de Max Verstappen da Red Bull.

Como o piloto mais rápido na classificação, Hamilton também conquistou o Prêmio Pirelli Speed ​​King inaugural, que substitui o Prêmio Pirelli Pole Position em eventos com corrida sprint de classificação. O piloto que vencer a corrida spint de meio hora de amanhã largará na pole position no Grande Prêmio de domingo.

A classificação de hoje ocorreu muito mais tarde do que o habitual, às 18h00 (14h00 no horário de Brasília), com 25 graus de temperatura ambiente e 38 graus de temperatura da pista, que diminuiu gradualmente à medida que a noite avançava.

Todos os pilotos usaram pneus P​​Zero Vermelho macios para a sessão de classificação de hoje, do início ao fim, de acordo com as regras de pneus revisadas para corridas sprint de classificação. No entanto, os pilotos podem começar a corrida de amanhã e o Grande Prêmio de domingo com qualquer composto que quiserem entre os três nomeados neste fim de semana.

A sessão de treinos livres de uma hora de duração hoje ocorreu nas condições mais quentes da tarde, onde os pilotos tiveram a oportunidade de usar também os outros pneus nomeados. Verstappen foi o mais rápido no TL1, 0s4 mais rápido do que a sessão equivalente do ano passado. A pole position foi mais lenta do que no ano passado, mas isso também foi afetado pelos mapas do motor sendo corrigidos para a corrida sprint de classificação de amanhã

O formato revisado torna mais difícil de estabelecer as diferenças de desempenho entre os compostos. Mas com base nos dados do TL1, há uma lacuna estimada até agora de cerca de 0s6 entre o P Zero Branco duro C1 e o P Zero Amarelo médio C2, bem como entre o C3 médio e macio. 

FÓRMULA 2 – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O piloto da Prema, Oscar Piastri, conquistou sua primeira pole position na Fórmula 2, usando o pneu P Zero Amarelo médio (nomeado junto com o P Zero Branco duro neste fim de semana) que todos os pilotos usaram para a classificação. A sessão decorreu em condições quentes, com Piastri marcando o melhor tempo aos dez minutos da sessão de meia hora. Ao se qualificar em 10º, Christian Lundgaard, da ART Grand Prix, garante que vai começar a corrida de abertura de amanhã na pole. Dan Ticktum, da Carlin, foi o mais rápido nos treinos livres esta manhã (onde todos os pilotos usaram o pneu duro), eventualmente, classificando-se em quarto lugar em uma sessão que terminou dois minutos antes com a saída do piloto da Prema Robert Shwartzman.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Houve muito para que as equipes se acostumassem com o novo formato, influenciando na forma como usaram os pneus, tendo em vista a meia hora de corrida sprint de classificação que irão disputar sem pit stops. Considerando a severidade deste circuito, há uma decisão importante a ser feita sobre ir com pneus médios – que deve ser a escolha mais popular – ou macios amanhã, tendo em mente, também, os pneus obrigatórios que serão necessários para o Grande Prêmio no domingo. Como resultado, há um conjunto bastante complexo de parâmetros para as equipes levarem em consideração, sem experiência anterior para recorrer. E é por isso que muitas equipes usaram todos os três compostos no TL1 para reunir o máximo de informações sobre eles. A classificação foi obviamente muito mais direta do que o normal, com todos os pilotos usando pneus macios do início ao fim, culminando em uma luta pelo tempo mais rápido que foi extremamente disputada em uma das pistas mais exigentes para os pneus no ano”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.