Guenther vence em final mais apertado da historia da Fórmula E
sábado, 8 de agosto de 2020 às 17:21
Maximilian Gunther
O jovem alemão Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport foi o vencedor do terceiro eprix de um total de seis da decisão da sexta temporada da Fórmula E, que aconteceu neste sábado (08) em Berlim.
Gunther, que nesta temporada se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula E a vencer um eprix, travou um duelo emocionante com o atual bicampeão da categoria de carros elétricos, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e assumiu a liderança nas voltas finais.
Por pouco o piloto da BMW não viu a vitória de casa escapar nos últimos metros, quando a bateria de seu monoposto chegou ao fim, mas conseguiu terminar poucos metros a frente do holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing). Vergne completou o pódio.
Como foi a corrida
A DS Techeetah novamente teve um piloto na pole position, porém diferente das últimas três provas, desta vez foi Jean-Eric Vergne que largou na primeira posição do grid, seguido por Guenther, e os belgas Jérôme D’Ambrosio (Mahindra Racing) e Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ).
Líder do campeonato, o português Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) que vinha de uma sequencia de três poles e três vitórias nas provas anteriores, largou na oitava posição.
Vergne conseguiu fazer uma largada limpa, enquanto Jerome D’Ambrosio e Guenther travaram uma batalha pela segunda colocação, na qual o alemão da BMW levou a melhor.
O brasileiro Sergio Sette Camara do GEOX Dragon largou em 11º em sua terceira corrida na Fórmula E e chegou a ficar no Top-10 nas primeiras voltas, mas acabou se envolvendo em um acidente com o suíço Neel Jani da TAG Heuer e o britânico James Calado da Panasonic Jaguar Racing, o que ocasionou a entrada do safety car.
Um pouco mais a frente, os brasileiros Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) disputaram a 10ª posição e o campeão da terceira temporada da Fórmula E levou a pior, rodou após um toque do ex-F1 e perdeu algumas posições.
Como consequência por conta deste acidente, Massa acabou sendo punido com um drive through e por isso, mesmo cruzando a linha de chegada entre os dez primeiros, ficou apenas na 19ª colocação.
Guenther estava pressionando Vergne na luta pela liderança, mas caiu para quinto ao acionar o MODO ATAQUE. Não demorou muito para o jovem alemão se recuperar e em poucas voltas voltou a sua perseguição ao francês da DS Techeetah.
Guenther e Vergne seguiram em uma intensa batalha volta a volta, até que a quatro minutos do fim, o alemão fez sua jogada arriscada ao contrariar sua equipe que pediu para esperar até a volta final para atacar, e foi para cima do francês e assumiu a liderança em uma ousada manobra.
Por conta do consumo de energia, Vergne foi obrigado a diminuir o ritmo o que permitiu com que Frijns também conseguisse uma ultrapassagem e assumisse a segunda colocação.
E no final mais apertado da história da Fórmula E, Guenther foi ficando sem energia nos metros finais e por apenas 0.128 segundos, recebeu a bandeirada a frente de Frijns, com Vergne chegando em terceiro.
Com a vitória deste sábado, Guenther assume a vice-liderança e está à 68 pontos do líder Antonio Félix da Costa, que terminou a prova na quarta colocação e por muito pouco não conseguiu um lugar no pódio.
A próxima etapa da Fórmula e será realizada neste domingo ás 14h (Horário de Brasília), no Aeroporto de Tempelhof e com transmissão exclusiva no Brasil no canal Fox Sports 2.
PILOTO DA BMW I ANDRETTI MOTORSPORT
MAXIMILIAN GUENTHER
“Claro que era importante nos classificarmos na primeira fila, ou pelo menos perto dos pilotos da frente, e acho que administramos muito bem. Perdemos uma posição na largada, mas nos recuperamos rapidamente e conseguimos ativar o MODO ATAQUE nos momentos certos. Depois chegamos no JEV um pouco mais tarde quanto planejado, mas conseguimos a liderança. Nas voltas finais, Robin chegou com um pouco mais de energia, mas valeu a pena e estou incrivelmente feliz por mim e pela equipe por vencer em Berlim.
Eu sabia que os pilotos atrás de mim tinham mais energia, então tive que fazer a mudança de potência um pouco mais cedo do que em Marraquexe, com apenas duas curvas a percorrer. Foi quando a pressão aumentou, mas finalmente funcionou e estou muito feliz com o resultado.”
PILOTO DA ENVISION VIRGIN RACING
ROBIN FRIJNS
“É muito bom voltar ao pódio, a primeira vez nesta temporada que tem sido um ano estranho até agora! Fizemos uma boa corrida, estávamos muito bons em energia durante a parte decisiva da prova. Guenther e JEV estavam lutando muito então achei que poderia ter uma chance no final.Nos últimos metros estava mais rápido, estava veloz e foi por muito pouco que a vitória escapou, mas estou feliz por terminar em segundo e somar alguns pontos hoje.
Quando você vê os pilotos lutando na sua frente, então você senta e vê o que acontece e conserva o máximo de energia possível para chegar ao fim. Acho que a equipe fez um bom trabalho hoje e estou muito feliz por voltar ao pódio.”
Prova:
1
|
Maximilian Guenther
|
35 voltas
|
(25)
|
2
|
Robin Frijns
|
+0.128
|
(18)
|
3
|
Jean-Éric Vergne
|
+2.569
|
(19)
|
4
|
Antonio Félix da Costa
|
+2.743
|
(12)
|
5
|
André Lotterer
|
+3.136
|
(10)
|
6
|
Oliver Rowland
|
+5.547
|
(8)
|
7
|
Jérôme D’Ambrosio
|
+7.893
|
(6)
|
8
|
Lucas di Grassi
|
+12.672
|
(4)
|
9
|
Mitch Evans
|
+13.511
|
(3)
|
10
|
Alexander Sims
|
+19.248
|
(1)
|
11
|
Sébastien Buemi
|
+20.240
|
|
12
|
Nico Mueller
|
+20.486
|
|
13
|
Sam Bird
|
+20.733
|
|
14
|
Edoardo Mortara
|
+20.944
|
|
15
|
Daniel Abt
|
+21.948
|
|
16
|
Nyck de Vries
|
+22.520
|
|
17
|
Oliver Turvey
|
+22.774
|
|
18
|
Alex Lynn
|
+23.181
|
|
19
|
Felipe Massa
|
+36.549
|
|
DNF
|
René Rast
|
||
DNF
|
Stoffel Vandoorne
|
||
DNF
|
James Calado
|
||
DNF
|
Sérgio Sette Câmara
|
||
DNF
|
Neel Jani
|
Campeonato:
Antonio Félix da Costa
|
DS Techeetah
|
137
|
Maximilian Guenther
|
BMW i Andretti Motorsport
|
69
|
Lucas di Grassi
|
Audi Sport ABT Schaeffler
|
61
|
MItch Evans
|
Panasonic Jaguar Racing
|
59
|
Stoffel Vandoorne
|
Mercedes Benz EQ
|
57
|
André Lotterer
|
TAG Heuer Porsche
|
55
|
Sam Bird
|
Envision Virgin Racing
|
52
|
Sébastien Buemi
|
Nissan e.Dams
|
52
|
Jean-Éric Vergne
|
DS Techeetah
|
51
|
Alexander Sims
|
BMW i Andretti Motorsport
|
49
|
Oliver Rowland
|
Nissan e.Dams
|
44
|
Robin Frijns
|
Envision Virgin Racing
|
40
|
Edoardo Mortara
|
ROKiT Venturi Racing
|
36
|
Nyck de Vries
|
Mercedes Benz EQ
|
30
|
Jérôme D’Ambrosio
|
Mahindra Racing
|
19
|
Pascal Wehrlein
|
Mahindra Racing
|
14
|
James Calado
|
Panasonic Jaguar Racing
|
10
|
Daniel Abt
|
NIO 333 Team
|
8
|
Felipe Massa
|
ROKiT Venturi Racing
|
2
|
Brendon Hartley
|
GEOX Dragon
|
2
|
René Rast
|
Audi Sport ABT Schaeffler
|
1
|
Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas
Antonio Felix da Costa, berlim, formula e, jean-eric vergne, Maximilian Günther, robin frijns
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.