Guenther Steiner: Lewis Hamilton deveria ter sido octacampeão mundial de F1 em 2021
terça-feira, 1 de outubro de 2024 às 12:48Lewis Hamilton seria octacampeão campeão mundial de Fórmula 1 se o falecido Charlie Whiting ainda fosse o diretor de prova da F1, de acordo com o ex-chefe da equipe Guenther Steiner.
Steiner foi demitido como chefe da equipe Haas no início da temporada de F1 de 2024 e deve lançar seu segundo livro intitulado “Unfiltered”, no qual ele detalha como comandava a equipe americana na F1.
O italiano tem uma longa história na F1, tendo se envolvido pela primeira vez com a equipe Jaguar durante sua transformação em Red Bull antes de uma breve passagem pela NASCAR. Ele então uniu forças com o bilionário americano Gene Haas para montar uma equipe americana.
Livros
Steiner discute seu passado em seu primeiro livro, Surviving to Drive, que se tornou um best-seller graças à sua fama na F1, que ele deve em grande parte à série “Drive to Survive” da Netflix, onde ele foi uma das principais estrelas durante várias temporadas.
Depois de demitido da Haas em janeiro deste ano, ele resolveu escrever um novo livro. Em uma prévia, Steiner relembra sua década com a Haas e outros momentos importantes na F1 durante esse período. Um deles é o falecimento do ex-diretor de corrida da FIA para a F1, Charlie Whiting.
Whiting foi uma figura incrivelmente importante na F1, tendo supervisionado grandes avanços em segurança, bem como regulamentando as corridas e como as regras eram aplicadas até seu falecimento repentino em 2019 em Melbourne logo antes do GP da Austrália.
Oito títulos para Hamilton
Ele foi substituído por Michael Masi, que supervisionou o estúpido final da temporada no GP de Abu Dhabi de 2021, no qual Max Verstappen foi coroado campeão.
Steiner descreveu a decisão e as consequências como um “show de merda” e acredita que se Whiting ainda estivesse nessa posição, tudo teria acontecido de forma totalmente diferente.
“Seja qual for sua lealdade com aquele (e sim, eu concordo, foi um entretenimento incrível), do ponto de vista do regulamento foi um show de merda de proporções bíblicas”, ele escreveu.
“Independentemente da decisão que Charlie Whiting pudesse ter tomado na posição de Michael Masi, haveria muito menos controvérsia e constrangimento.”
Steiner declarou que o resultado teria sido a favor de Hamilton, se as regras tivessem sido aplicadas por Whiting, não por Masi.
“Ah, foda-se. Todos nós sabemos o que Charlie teria feito”, continuou Steiner. “Se ele estivesse no comando, Lewis seria agora octacampeão mundial.”
Uma investigação da FIA após a corrida descobriu que Masi havia aplicado incorretamente o regulamento, atribuindo isso a “erro humano”. Masi foi posteriormente removido de sua posição na FIA como resultado e retornou à sua Austrália natal.
Hamilton octacampeão, Noticias Charlie Whiting, noticias f1, noticias gunther steiner, noticias lewis hamilton
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.