GT Brasil – Categoria terá novo sistema de pontuação em 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011 às 18:57

120976_164899_bmgracing_web_As mudanças de regulamento para a nova temporada do Itaipava GT Brasil foram pequenas, mas trouxeram um desafio a mais para os pilotos no campeonato, que tem início marcado para os dias 9 e 10 de abril, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O sistema de pontuação, que contemplava os quinze primeiros colocados no ano passado, está bem mais apertado: vai premiar apenas os dez melhores de cada corrida em 2011.

Para o atual campeão da categoria Itaipava GT3, o paraibano Valdeno Brito, a mudança deve fazer muito bem para as corridas. “Na minha opinião, a nova pontuação é mais compatível com o número de carros que nós temos no grid de largada, porque acaba forçando o piloto a lutar por melhores posições. No ano passado, chegar ali em nono, 10º, dava mais pontos, permitia uma acomodação que agora não será possível”, afirma Valdeno Brito.

É exatamente o objetivo do novo sistema: a quantidade de pontos distribuídos segue a mesma para os primeiros colocados (do vencedor ao piloto que chegar em quinto lugar), mas caiu um bocado do sexto até o 10º. A nova distribuição prevê 20 pontos para o primeiro colocado, 17 para o segundo, 15 para o terceiro, 13 para o quarto, 11 para o quinto, nove para o sexto, sete para o sétimo, cinco para o oitavo, três para o nono e um para o décimo.

CONFIRA UM RESUMO DO REGULAMENTO PARA 2011

OUTRAS MUDANÇAS

A partir desta temporada o Itaipava GT Brasil passa a ter apenas um fornecedor de pneus: a Pirelli. Todos os compostos são importados, fabricados na Turquia.

A programação das corridas neste ano começa mais cedo, com treinos livres já na quinta-feira que antecede a prova.

O Itaipava GT Brasil fará a preliminar da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle, no circuito de rua do Anhembi. Será a primeira corrida de rua da história da categoria.

Testes particulares podem ser realizados na pista que receberá uma corrida até sete dias antes do evento – no ano passado, esse prazo era de no máximo trinta dias.

FORMAÇÃO DE DUPLAS

Os pilotos são classificados em três classes de acordo com o currículo: Ouro, Prata e Bronze. Ouro não pode correr sozinho, nem formar dupla com outro Ouro.

As formações admitidas são: Ouro/Prata (lastro de 75 kg), Ouro/Bronze (50 kg), Prata/Prata (50 kg), Prata (50 kg), Prata/Bronze (25 kg), Bronze/Bronze (sem lastro) e Bronze (sem lastro).

EQUILÍBRIO DE DESEMPENHO

Para equilibrar o campeonato, a CBA determina com antecedência a configuração técnica inicial de cada modelo, com base em testes e dados, com apoio da Comissão GT.

Alguns itens podem sofrer alterações ao longo da temporada: peso mínimo do carro, altura mínima, colocação de restritores, limitação de rotação e limitação de velocidade.

PONTUAÇÃO E CAMPEONATO

O campeão da temporada será aquele que somar mais pontos ao longo do ano, considerando descarte obrigatório do pior resultado de cada metade da temporada (a cada oito corridas).

A pontuação por corrida do Itaipava GT Brasil: 1º 20; 2º 17; 3º 15; 4º 13; 5º 11; 6º 9; 7º 7; 8º 5; 9º 3; 10º 1.

Há um campeonato paralelo com pontuação exclusiva para os pilotos Bronze – é o campeonato Master. Mas eles também pontuam normalmente no ranking geral.

PIT STOP

A entrada para o pit stop obrigatório deve ser feita entre os minutos 20 e 28 da corrida. O tempo total da parada, entre entrada e saída dos boxes, precisa ser de no mínimo dois minutos.

CORRIDA

A duração da corrida neste ano é de 50 minutos.

FH – www.autoracing.com.br

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