Grupo dos EUA pode estar mirando o controle da Formula 1

terça-feira, 23 de junho de 2015 às 18:23
stephen-ross

Stephen Ross, dono do Miami Dolphins

A Formula 1 pode ser um alvo de aquisição de um grupo americano chefiado pelo dono do time de futebol americano do Miami Dolphins, Stephen Ross.

Um relatório publicado hoje pelo Financial Times de Londres diz que a RSE Ventures – uma empresa fundada por Ross – está considerando uma oferta para comprar 35,5% da holding que detém a Fórmula 1 da CVC Capital Partners. O acordo, que acredita-se estar na faixa de USD 7 a 8 bilhões, é apoiado pelo Qatar Sports Investments.

O potencial negócio – nenhuma oferta formal foi feita -, segundo informações, inclui a compra de 5% de participação do chefe da F1 Bernie Ecclestone. O acordo, no entanto, não é projetado para remover Ecclestone como chefe formal da categoria.

Ecclestone, de acordo com o Financial Times, é inestimável para qualquer novo grupo de proprietários que queira crescer a categoria nos Estados Unidos e na China.

A CVC controlou sozinha a F1 por quase uma década. Em 2012, vendeu USD 1.6 bilhões de sua participação para as investidoras BlackRock, Norges Bank e Waddell & Reed.

Ross, além de ser proprietário dos Dolphins, está trabalhando com David Beckham para ter um time de Miami na Major League Soccer.

A CVC também recebeu uma nova proposta de John Malone da Liberty Media por 49%, que apesar de ser maior, a proposta de Ross tem mais chances de ser aceita, possivelmente devido a termos e condições.

Qualquer proposta terá de ser aprovada primeiro pelo presidente da FIA, Jean Todt, devido à chamada “cláusula de Don King” (famoso empresário do boxe), que dá a FIA direito de veto sobre o que considerar proprietários inadequados para ter os direitos comerciais da F1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.