Grid invertido considerado com uma das mudanças. Entenda!

sábado, 11 de setembro de 2021 às 15:12

Ross Brawn

A Fórmula 1 pode tornar as corridas curtas futuras uma parte autônoma do fim de semana que não afetaria a grade para o GP de domingo, e os pilotos sugeriram que poderia até mesmo utilizar um grid invertido, disse o The Race.

O segundo de três testes do novo formato ocorreu hoje no GP da Itália deste fim de semana, mas foi um evento plano que – como a corrida curta de classificação inaugural em Silverstone – apresentou poucas emoções e ultrapassagens além da volta de abertura.

Neste formato experimental, a classificação como a conhecemos ocorre na sexta-feira e define o grid para uma corrida de velocidade de 100 km no sábado, enquanto a ordem de chegada dessa corrida determina as posições de largada para o GP de domingo.

Ele nasceu de uma ideia defendida pela F1 para implementar corridas de grid invertido para melhorar o entretenimento em um fim de semana de Grande Prêmio.

O conceito de grid invertido tornou-se uma proposta formal no ano passado, com a ideia de que a corrida de sábado teria um grid invertendo as posições do campeonato.

Não recebeu apoio unânime e a ideia foi substituída pelo atual formato.

Como parte de sua promessa de desenvolver o conceito de corrida curta de velocidade, a F1 está considerando fazê-la de forma autônoma, de maneira que não teria influência na corrida de domingo, mas concederia mais pontos do que atualmente.

Os pilotos sentiram em Silverstone que não havia risco ou recompensa suficiente no formato de corrida curta de classificação atual, daí a proposta de implementar o elemento de grid invertido, mas parece mais provável que a F1 buscará usar uma sessão de classificação de sexta-feira para definir o grid tanto para a corrida de velocidade de sábado e o GP de domingo.

“Tivemos uma sessão com os pilotos depois de Silverstone”, disse Brawn à mídia hoje na Itália. “E devo dizer que eles estão muito positivos.”

“Mas é verdade, alguns deles sentiram que deveria haver mais recompensa pela corrida de sábado. E deve haver mais riscos na corrida.”

“Se formos fazer isso isso, talvez um evento autônomo seja considerado. Acho que a classificação em uma sexta-feira, corrida em um domingo, com um evento autônomo com alguma recompensa decente sábado – mas talvez um pouco de perigo na grid de onde você larga.”

“Mas temos que estar sempre conscientes, não queremos truques, não queremos um show artificial, não queremos canibalizar o GP, não queremos afetar a integridade.”

“É um equilíbrio difícil. Mas definitivamente há potencial nisso. ”

Brawn não declarou explicitamente que uma corrida de grid invertido estava sendo considerada, mas a ênfase no evento autônomo tendo “um pouco de perigo no grid” e um comentário separado para a Sky que alguns pilotos lhe pediram “alguma mistura na ordem de largada” sugere um desejo de embaralhar a ordem de largada para o sábado se isso viver independentemente do GP de domingo.

Ele também disse que uma corrida de velocidade autônoma no sábado “teria que” contar para o campeonato mundial.

As três corridas de velocidade em teste estão recompensando os três primeiros colocados com três pontos para o primeiro, dois pontos para o segundo e um ponto para o terceiro.

“Para os pilotos lutarem duro, acho que é preciso ter uma recompensa decente”, disse Brawn.

“O que você quer é uma batalha entre os caras que estão na frente do grid.”

“Se você mover os caras na frente do grid um pouco para trás, eles estão lutando entre si.”

“Não estamos falando de sorteio ou pedido aleatório. Estamos falando sobre algo que pode melhorar o evento.”

Brawn está inflexível de que o formato de corrida curta de classificação continua a mostrar aspectos positivos e o desafio agora é a F1 evoluí-lo para que funcione de forma mais eficaz.

“De certa forma, nos demos um grande desafio, porque todos vocês podem ver o potencial deste evento”, ele insistiu.

“Como podemos casar isso com um fim de semana clássico de Grande Prêmio e ter certeza de que não canibalizamos o fim de semana?”

“Mas estamos tendo muito mais engajamento com os fãs na sexta-feira. Os números que vi que conseguimos medir até agora são mais fortes hoje do que em Silverstone.”

“Então, tudo é positivo. Não queremos perder isso. Mas não queremos ir muito longe e desligar as pessoas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.