Gran Turismo – Jimenez e Boni vencem etapa e o Cascavel De Ouro neste domingo

domingo, 2 de dezembro de 2012 às 15:43
Mercedes de Jimenez e Bonifácio

Mercedes de Jimenez e Bonifácio

Uma batida no treino extra de quinta-feira, o que levou a equipe a trabalhar a noite toda na recuperação do carro; problemas mecânicos e dificuldade de encontrar o acerto do carro na sexta-feira; classificação ruim nos treinos oficiais. A sorte de Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio só começou a virar na luz verde para as duas corridas que formaram a sétima rodada dupla do Campeonato Brasileiro de GT, em Cascavel (PR).

Com um segundo lugar na prova de sábado – depois de partir da sétima posição – o Mercedes SLS AMG GT3 foi conduzido por maestria por seus dois pilotos no início da tarde deste domingo. Jimenez e Boni venceram a corrida, somaram o maior número de pontos da etapa e foram premiados com o tradicional Cascavel de Ouro.

Mais: a dupla chegou a Cascavel na quinta posição no campeonato e parte para a rodada final em terceiro, a 23 pontos dos líderes Cleber Faria e Duda Rosa (187). Para os vice-líderes, Cacá Bueno e Cláudio Dahruj (181), a diferença é de 17 pontos. A cada rodada dupla são 40 pontos em disputa.

Bonifácio fez largada espetacular, saindo de sexto para o segundo lugar. Depois de ter enfrentado pressão da Ferrari de Rafael Derani e cair para o terceiro lugar, o piloto partiu para a troca obrigatória assim que os boxes foram abertos. Jimenez assumiu a direção e voltou à pista em segundo lugar, já que Duda Rosa teve de cumprir um drive-through com a Mercedes por exceder o limite de velocidade no pit lane.

Dali em diante, Jimenez guiou de forma a aniquilar a diferença que o separava da Ferrari 458 de Claudio Ricci. No final da reta oposta, veio a ultrapassagem. Dali em diante, foi questão de administração de ritmo para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e conquistar a quarta vitória na temporada.

“O Boni fez uma largada decisiva e isso influenciou muito o nosso resultado. Não temos a Mercedes mais rápida do grid, mas nossa equipe trabalha muito bem, e eu e o Boni temos dado a volta por cima por sermos uma dupla muito equilibrada”, destacou Jimenez.

“A largada foi decisiva para a corrida. Nós não tínhamos o carro mais rápido, mas ele foi evoluindo ao longo da corrida e este resultado foi fruto de uma constância e do trabalho de toda a equipe neste fim de semana”, comentou Jimenez, lembrando a largada do parceiro de equipe, que avaliou: “Tive a felicidade de fazer uma largada muito boa, e depois vim com um ritmo que era bom em alguns trechos e pior em outros. Consegui administrar essa equação e entregar o carro em segundo para o Sérgio”, completou Paulo Bonifácio.

Das 16 corridas que disputaram na atual temporada do Brasileiro de GT, só não estiveram no pódio em duas (Guaporé), e ainda não participaram da etapa de abertura do campeonato. São 14 pódios e quatro vitórias, o que coloca a dupla em terceiro lugar na tabela com 164 pontos. “Ainda acho muito difícil na questão de chances de título, mas estamos fazendo a nossa parte, terminando sempre no pódio. A próxima etapa é em Interlagos, onde vencemos uma corrida e fizemos outros três segundos lugares. É tentar manter essa boa média e terminar na frente”, disse Jimenez, que ao lado de Boni foi o primeiro piloto desde 2005 a receber o Cascavel de Ouro, tradicional premiação dada em corridas realizadas no autódromo da cidade.

“O autódromo foi reaberto neste ano e desde 2005 não havia a premiação do Cascavel de Ouro, e a etapa da GT foi a escolhida para isso. Somamos mais pontos na etapa (37) e ficamos muito honrados com isso. Esse troféu é uma marca da cidade de Cascavel, do automobilismo paranaense e do brasileiro”, concluiu.

Fabio Greco e Valter Rossete fazem as pazes com a vitória na GT4

Na acirrada temporada 2012 da GT4, em um dos seus momentos decisivos, a dupla Fábio Greco e Valter Rossete, com a Maserati Gran Turismo MC, fez as pazes com a vitória após terminar a corrida deste domingo (2), no Autódromo Internacional de Cascavel, no lugar mais alto do pódio. Alan Hellmeister e Sérgio Laganá, com o Aston Martin Vantage, chegaram em segundo e ampliaram a liderança na categoria com apenas duas corridas para o fim do ano. Leo Cordeiro e Vitor Genz, de BMW M3, chegaram em terceiro. A grande decisão, marcada para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será nos dias 15 e 16 de dezembro.

“Não tenho do que reclamar, a corrida foi maravilhosa. É muito bom voltar a vencer, nosso carro de pneus velhos sempre foi competitivo, mas fui abusando porque o Alan estava chegando. Passei uma BMW, depois outra, quando cheguei na Lotus, o Leo rodou na minha frente e quase bati nele. Depois acabei rodando, mas consegui ficar perto do Alan e passá-lo para vencer”, disse Fabio Greco. “Em São Paulo temos boas chances e queremos outras vitórias”, finalizou o piloto, quase um ano após a última vitória da dupla, que foi na última corrida de 2011 em Interlagos.

Sergio Laganá fez a largada com o Aston Martin Vantage e contou como foi a confusão na primeira curva. “Eu só vi uma poeira enorme na frente e segurei para não me envolver em acidentes logo no começo. O carro de segurança acabou me ajudando, porque eu ainda estava muito cansado da corrida de ontem, já que o traçado judia muito de nós pilotos. Tentei ficar colado no Rossete, depois entreguei o carro para o Alan inteiro para ele tentar brigar”, disse Laganá.

Depois de boa briga com Greco, Alan acabou poupando o carro no final pensando no campeonato. “A disputa foi boa, estou contente. Prefiro vencer, mas acabei perdendo a posição. Fiquei atrás do Greco, tentei acompanhar, mas teria que me esforçar demais e correr o risco de estourar um pneu. Pensamos no campeonato e diminuímos o ritmo para poupar o carro e os pneus até o final da prova”, contou Hellmeister.

A dupla da BMW M3 número 12, Leo Cordeiro e Vitor Genz, que ficou na terceira posição, viu a diferença abrir no campeonato após sofrer com o desgaste de pneus do modelo alemão. “Sabíamos desde o Rio que não teríamos como enfrentar os outros carros sem troca de pneus, que acabou sendo nosso maior rival, mantê-los inteiros durante toda a prova. Porém, nem que estivéssemos com os compostos em melhores condições teríamos como acompanhar o ritmo deles”, comentou Genz.

Leo Cordeiro não teve o final de semana que imaginava e viu a diferença para a dupla, do Aston Martin Vantage, aumentar. “Não era o que queríamos, mas é a nossa realidade. Fomos muito prejudicados por não poder trocar os pneus. Tivemos um estourado ontem com 16 ou 17 voltas, então procuramos correr para terminar a prova deste domingo sem ter problemas. Para Interlagos vamos concentrados para buscar o título”, disse Leo.

Raijan Mascarello e Felipe Tozzo vencem na GT Premium!

Após o abandono na corrida do sábado (1), Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, com a Ferrari F430, se recuperaram na disputa pelo título da categoria GT Premium com a vitória neste domingo (2). “Não foi fácil”, diz Raijan. “Ontem tivemos todos os problemas possíveis, e hoje a corrida também foi complicada. Sofri muita pressão do Kray, mas segurei bem a posição e entreguei o carro para o Felipe”.

“Não podemos vacilar, porque pode acontecer qualquer coisa. Acho que Interlagos é uma pista muito boa para a Ferrari com as curvas de alta. O título está difícil, mas vamos lutar até o fim. Interlagos é a final da competição e vamos para vencer”, encerra Mascarello. Terminando a prova pelo time, Felipe Tozzo fala sobre o ânimo extra que a vitória proporcionou. “Este resultado foi bastante importante para nós”.

“Com a vitória conseguimos recuperar um pouco do ânimo, depois de todos os problemas que enfrentamos no sábado. Vamos para São Paulo na briga pelo título e este é o resultado que queremos”, encerra Tozzo.

2ª Corrida – Gran Turismo
1º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB, SP/SP), 44 voltas em 50:28.894 (média de 159,92 km/h)
2º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 7.156
3º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 16.192
4º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 16.579
5º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 48.049
6º) 61 – F.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 1 volta
7º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 2 voltas
8º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas
9º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 25 voltas
10º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 43 voltas

Classificação GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 187 pontos;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3; 181;
3 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG; 164;
4 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+; 152;
5 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 145;
6 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458; 144;
7 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS; 127;
8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3; 114;
9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520; 81;
10 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430; 77;
11 – Fernando Croce -Corvette Z06R; 54;
12 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600; 47;
13 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520; 43;
14 – Fernando Poeta -Lamborghini LP560; 37;
15 – Fernando G. Croce – Corvette Z06R; 35;
15 – Roger Sandoval -Lamborghini LP560; 35;
17 – Henrique Assunção – Lamborghini LP 600+; 33;
18 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600; 28;
19 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430; 21;
20 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé; 20;
21 – Daniel Croce – Corvette Z06R; 9;
22 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560; 17;
23 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600; 16;
24 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT; 11;
24 – Walter Derani – Ferrari F430; 11;
25 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé; 10;
26 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé; 9;
28 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé; 8.

Classificação do Campeonato – GT Premium
1 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 231 pontos
2 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 210
3 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 139
4 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 58
5 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 48
6 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 20
7 – Lorenzo Varassin – Dogde Viper Competition Coupé – 17
8 – Henrique Assunção/Fernando Fortes – Dodge Viper Competition Coupé – 13

Resultado final da 2ªcorrida da GT4:
1º) 21 – F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP)
2º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)
3º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)
4º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)
5º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)

Classificação da GT4
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 194 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 183
3 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge – 170
4 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 162
5 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 158
6 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 154
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 148
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13

Lista dos vencedores do Cascavel De Ouro
1ª edição, 1967 – Rodolfo Scherner/Bruno Castilho (Laranjeiras do Sul/Curitiba), Simca
2ª edição, 1970 – Sérgio Valente Withers (Curitiba), Volks Divisão 5
3ª edição, 1971 – Pedro Muffato (Cascavel), Puma Spartano
4ª edição, 1973 – Francisco Lameirão (São Paulo), Havalone
5ª edição, 1974 – Pedro Muffato (Cascavel), Havalone
6ª edição, 1975 – Pedro Muffato (Cascavel), Havalone
7ª edição, 1976 – Nelson Piquet (Brasília), Super Vê
8ª edição, 1980 – Marcos da Silva Ramos (Curitiba), Chevette
9ª edição, 1982 – Aroldo Bauermann (Porto Alegre), Fórmula 2
10ª edição, 1983 – Edgar Favarin (Cascavel), Fusca
11ª edição, 1984 – Cláudio Elbano (Curitiba), Passat
12ª edição, 1985 – Saul Mário Caús (Cascavel), Opala
13ª edição, 1986 – Dilso Sperafico (Toledo), Hot-Fusca
14ª edição, 1987 – Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Dodge
15ª edição, 1988 – Ruy Chemin (Cascavel), Dodge
16ª edição, 1989 – Marcos Corso (Curitiba), Passat
17ª edição, 1990 – Edgar Favarin/Clênio Faust (Cascavel/Francisco Beltrão), Passat
18ª edição, 1991 – Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), Gol
19ª edição, 1992 – Constantino Júnior (Brasília), March-Honda Fórmula 3
20ª edição, 1993 – Cláudio Girotto/Lourenço Barbatto (São Paulo), Aldee
21ª edição, 1994 – Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall (Cascavel/Cascavel/Curitiba), Aldee
22ª edição, 1996 – Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol
23ª edição, 1997 – Valmor Emílio Weiss/Antônio Espolador (Curitiba), Gol
24ª edição, 2003 – Flávio Poersch/Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Voyage
25ª edição, 2004 – David Muffato/Ruy Chemin (Cascavel), Escort
26ª edição, 2005 – Edgar Favarin/Flavio Poersch (Cascavel), Escort
27ª edição, 2012 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio (São Paulo), Mercedes-Benz SLS AMG GT3

* Em 1991, a Cascavel de Ouro premiou também os vencedores de cada categoria. Além de Edgar Favarin e Milton Serralheiro, campeões na classificação geral, foram declarados vencedores Flávio Trindade/Beto Richa (Força Livre), Jair Bana (Speed Fusca), Gilnei Faoro/Dimas Moreira (Dodge) e Mauro Turcatel/André Costi Filho (Maverick).

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